Precisamos enxergar um alerta que os nossos adolescentes estão nos enviando. Perdidos nesta vastidão de informações, de tecnologias avançadas e de incertezas os jovens de hoje estão sofrendo mais do que o necessário. Índices crescentes de transtornos emocionais e suicídio nesta fase da vida têm assustados pais, educadores e especialistas na área.

A adolescência é naturalmente um período delicado por algumas razões. Rápidas mudanças corporais, alterações cerebrais, pressões sociais e instabilidade emocional marcam esta desafiadora jornada entre a infância e a vida adulta. E dentro deste contexto conturbado, o adolescente precisa ainda vislumbrar a possibilidade de um futuro independente e produtivo.

Como ajudar um jovem a ter uma adolescência cheia de vida? Como incentivá-lo a vivenciar esta fase com vontade para viver o presente e com esperança para trilhar o futuro?

Alguns caminhos são possíveis e um deles já vem sendo implementado em algumas escolas do Brasil e do mundo, podendo ser utilizado também pelas famílias: o Projeto de Vida.

O Projeto de Vida é conjunto de reflexões e estratégias baseadas nos desejos, necessidades e expectativas do jovem e alinhado com o cenário mundial. A partir de um projeto de vida bem feito é possível atingir os seguintes benefícios:

1 – Autoconhecimento
2 – Construção de uma identidade própria
3 – Conexão do cotidiano com a vida e com as transformações no mundo
4 – Planejamento das escolhas profissionais e pessoais
5 – Enfrentamento das perdas impostas pelo crescimento
6 – Descoberta de um propósito de vida

Proporcionar esta reflexão e guiar os jovens no seu propósito de vida pode salvá-los dos encantos da droga, do crime e da delinquência.

Como parte do Compartilha em Família, iniciativa da Editora Moderna para informar os pais sobre diversos temas relevantes, participei de um vídeo sobre a importância do Projeto de Vida para os adolescentes. Assista um pedacinho do vídeo abaixo:

Editora Moderna | Projeto de Vida para adolescentes from Rabisco Produções Artísticas on Vimeo.