O ano é 2011. O cenário é tranquilo. A tragédia é inesperada.

Uma tsunami violenta atinge a região de Sendai no Japão.

Muitas mortes. Muito sofrimento. E muitas crianças desorientadas…

Como recuperar nas crianças o prazer de aprender depois de uma tragédia como esta?

Bastante emocionado com esta situação, o surfista japonês Takashi Kobayashi, pai de 3 filhos e conhecido como o “guru da casa na árvore”, sentiu que precisava contribuir de alguma forma para minimizar o sofrimento de inúmeras crianças sobreviventes desta violência da natureza.

“Queria oferecer algo que só eu poderia fazer por elas”- Takashi

Takashi já construiu mais de 120 casas na árvore nos últimos vinte anos. A idéia de criar um ambiente de aprendizado na árvore não é nova. Um exemplo interessante é a escola IslandWood School nos EUA que incentiva o aprendizado através do contato com a natureza.

Mas esta sala de aula criada por Takashi é especial. Ele criou um lugar para devolver às crianças a diversão e o prazer de aprender depois da esperança ter sido ceifada das suas vidas.

O design deste espaço de aprendizado foi inspirado na figura do dragão, símbolo de sabedoria, força, proteção e cura para a cultura oriental.

No segundo capítulo do documentário “Through the Lens” (Através das Câmeras”) o surfista Rob Machado, amigo de Takashi, foi até Sendai entrevistar o guru das casas na árvore para conhecer os detalhes desta estória.

Machado criou um documentário tocante sobre este homem que viu em suas mãos a oportunidade de proporcionar às crianças uma nova relação com a natureza, com o aprendizado e com a própria infância.

Veja as fotos e assista ao vídeo abaixo (em inglês)

Sala de aula na árvore 3

Sala de aula na árvore 4

Sala de aula na árvore 2