BiebBus 7
Bibliotecas móveis estão rodando por aí desde o começo do século 20. Mas elas ainda sobrevivem em uma era digital?
Sim!

Um exemplo super inovador é o BiebBus criado pelo arquiteto holandês Jord Den Hollander em 2010.

Esta iniciativa vem encantando crianças e adultos na região de Zaan, periferia de Amsterdam, área que engloba pequenos vilarejos que sozinhos não possuem financiamento suficiente para construir uma biblioteca própria.

Ao contrário de algumas áreas rurais na Holanda, Zaan tem uma população numerosa e suas ruas são bastante estreitas, dificultando a passagem de carros maiores.

 

Por isso, o desafio de Den Hollander era grande… Mas, quando uma mente criativa se alia a uma atitude inovadora coisas mágicas podem acontecer.

Foi então que ele teve a idéia de usar um contêiner de caminhão que é mais estreito do que os trailers tradicionalmente usados nas bibliotecas móveis.

Além disso, para resolver o problema de falta de espaço, Der Hollander teve outra sacada incrível: criou um segundo andar expansível. Quando o BiebBus estaciona, o andar de cima- um contêiner de navio usado – desliza sobre o primeiro andar formando uma espaçonave onde as crianças podem sentar em grandes pufes e usar a internet. Na parte de baixo fica a biblioteca com sete mil livros e um teto transparente.

O trajeto desta biblioteca inclui vinte paradas nas escolas da região e o BiebBus fica o resto do dia em uma escola específica onde as crianças podem aproveitar o espaço depois do horário escolar.

O caráter mais inovador do BiebBus é a atmosfera de ficção científica aliada a experiência interativa condizente com o espírito do nosso mundo e com as necessidades das crianças digitais. Ao mesmo tempo, ele promove uma experiência de leitura especial e encantadora.

Como nos velhos tempos…

BiebBus
BiebBus 2

 

 

BiebBus 6