Brinquedo Hospital 7Criança e hospital são duas palavras que não combinam, não é? Assistir os pequenos durante um período de internação ou em um exame difícil exige de todos nós uma força extra e um tato que nem sempre estão disponíveis em momentos de sofrimento.

Pensando nisso o designer japonês Hikaru Imamura, recém graduado da Design Academy Eindhoven na Holanda, criou o “Novel Hospital Toys” : um conjunto de brinquedos que oferece cuidado psicológico para facilitar os exames médicos nos hospitais“. Desta forma, as crianças recebem informações sobre as situações hospitalares que geram medo.

Hikaru pesquisou nos hospitais que tipos de objetos já eram usados para auxiliar a realização de exames médicos em crianças, incluindo jogos e videogames.

Ao invés de tomar um caminho mais tecnológico, ele decidiu criar algo simples e elegante: brinquedos em madeira com alguns sons e luzes e uma família de ursos que leva as crianças a vivenciar de maneira lúdica experiências dolorosas. Os brinquedos representam quatro tipos de equipamentos: tomografia, raio X, ecocardiograma, eletrocardiograma.

Em parceria com um hospital universitário holandês Hikaru está desenvolvendo dois novos brinquedos: uma sala de operação e um aparelho de ressonância magnética.

Iniciativas simples e eficazes assim fazem bem para o corpo e para a alma.

 

Brinquedo Hospital

 

Brinquedo Hospital 2

 

Brinquedo Hospital 3

 

Brinquedo Hospital 4

 

Brinquedo Hospital 5