Unicef Innovation Football

esporte tem o poder de unir as pessoas e, muitas, vezes, de salvar crianças e adolescentes em situação de risco.

Em uma zona de guerra e caos Uganda sofre com condições precárias em vários sentidos. Um dos problemas sérios na região é o número de faltas das crianças e adolescentes nas escolas. Quase 40% dos estudantes largam a escola ainda no ensino fundamental.

Observando a facilidade com que as crianças engajavam em brincadeiras com bola a Unicef Innovation– braço da Unicef que usa a inovação para resolver problemas sociais- implementou em 2010 um programa esportivo nas escolas locais para manter as crianças nas escolas.

O programa tinha resultados muito positivos, mas apresentava um problema: a bola usada nos esportes não durava e acabava rapidamente com o entusiasmo da garotada. Uma simples bola de qualidade para jogar uma pelada parecia um sonho distante.

Para resolver este problema a Unicef Innovation criou uma bola de futebol com um material diferente: uma espécie de espuma dura e impermeável que resiste à chuva e à lama. Além disso, ela nunca murcha e não precisa ser enchida.

Em 2011, esta nova bola encantou a meninada e passou no teste de qualidade. Das 53 escolas beneficiadas por este novo equipamento somente uma relatou que a bola havia estragado. Mas, apesar de eficiente, a bola não quicava muito.

Por isso a Unicef Innovation quer melhorar ainda mais a bola trocando a espuma dura por uma borracha que é mais barata e quica mais.

O objetivo maior é usar o esporte para tornar a experiência escolar mais agradável e estimulante. A partir daí o aprendizado flui melhor e se torna mais eficiente.

O esporte e a brincadeira amenizam o sofrimento, facilitam a interação entre as pessoas e melhoram a saúde. Além disso, as atividades esportivas são uma ótima maneira de trabalhar as habilidades socioemocionais nas crianças e adolescentes

Acima de tudo, o esporte tem o poder de trazer de volta a esperança em ter momentos de prazer e felicidade.

“O projeto mostra que tudo, mesmo o que foi mais testado, pode ser melhorado com um toque de inovação. Esperamos que as bolas de futebol tragam mais alegria e sorrisos de volta aos rostos de crianças que perderam tudo. Menos a capacidade de se divertir. Este é o poder do brincar

Unicef Innovation

Unicef Innovation Play kit

Unicef Innovation Play Kit