Work PlayDá pra trabalhar brincando? E obter resultados positivos de verdade?

Não só dá como isso é uma das tendências do futuro do trabalho.

É possível brincar no trabalho de algumas formas e uma delas é através do Gamification.

Gamification basicamente é utilizar os elementos dos jogos (games) e as técnicas de game design como pontos, níveis, troféus, fases e medalhas dentro de contextos que não são games.

Na verdade, o uso de jogos no ambiente de trabalho não é uma novidade. O termo Gamification foi proposto em 2002 por Nick Pelling, programador inglês, e a sua prática vem crescendo ao longo do tempo.

O que é novo é a importância que o recurso de brincar no ambiente profissional tem ganhado nestes últimos anos.

De acordo com a Gartner Research Report até 2015 mais de 50% das organizações que lidam com processo de inovação irão “gamificar” este processo e o gamification se tornará uma forte tendência nos próximos cinco anos.

Várias empresas conhecidas como a Google, Lego, Zynga e Microsoft estão propondo não só um ambiente de trabalho mais divertido como também ferramentas lúdicas para aumentar a produtividade e para resolver problemas importantes.

A empresa americana Innovation Games oferece várias opções de jogos super interessantes para serem usados nas empresas. O livro “A Breakthrough Solution for Achieving Breakthrough Innovations” escrito por Luke Hohmman, fundador da empresa, detalha doze jogos que auxiliam as empresas a entender melhor seus consumidores, a reduzir custos e a criar inovações radicais.

Dave Gray, fundador da XPlane consultoria em design e pensamento visual, observou profissionais inovadores em seus ambientes de trabalho e foi ficando intrigado com o que via: pessoas rindo e jogando. Era assim o trabalho deles. Dave se indagava: “Como pode? Eles não trabalham como as pessoas em geral…“. E foi então que ele percebeu que o que estava permeando esses encontros era a brincadeira e jogo.

Com o objetivo de ajudar as empresas a criar um ambiente fértil para a criatividade e a inovação, Dave Gray, Sunny Brown e James Macanufo escreveram “Gamestorming: A Playbook for Innovators, Rulebreakers, and Changemakers”. O livro oferece mais de 80 jogos que ajudam a quebrar barreiras, a comunicar melhor, a gerar novas idéias e a resolver problemas criativamente. O blog do livro é interessante e mostra vários tipos de jogos com objetivos específicos. Por exemplo, jogos para resolução de problemas, para planejamento, estratégia, etc…

O vídeo abaixo mostra a proposta do Gamestorming (em inglês).