GoldieBlox- brinquedos para futuras engenheiras

Meninas gostam de princesas e da cor rosa.

Mas, essas mesmas meninas podem gostar ainda mais de construir, de criar invenções tecnológicas e de inventar máquinas. Ou seja, elas querem ser “mais do que princesas”.

Pena que a indústria de brinquedos ainda não tenha realmente se dado conta disso.

Até que surge a start up GoldieBlox para mudar o rumo desta situação…

Com uma visão totalmente inovadora e super-mega criativa a empresa acabou de lançar uma linha de brinquedos para meninas que estimula a construção de máquinas e o raciocínio científico e matemático.

“Brinquedos para futuras engenheiras” é o slogan da GoldieBlox.

Uma série de livros interativos combinados com kits de construção ajudam as meninas a desenvolver habilidades espaciais e conceitos de engenharia. Os brinquedos são super coloridos e aproveitam as habilidades verbais das meninas para envolvê-las no processo de construção.

Além disso, em outubro de 2014 a empresa lançou o aplicativo gratuito Goldie Blox and the Movie Machine (“Goldie Blox e a máquina de cinema”) que pode ser baixado na loja do iTunes e está disponível para Ipad e Ipod. O objetivo do aplicativo é introduzir as meninas no mundo da criação de filmes de animação.

É uma alternativa aos brinquedos atuais que dão mais valor ao visual do que ao cérebro”, diz Debbie Sterling, fundadora da empresa.

Engenheira mecânica com foco em design de produto pela universidade de Stanford, Debbie idealizadou a GoldieBlox com o objetivo ousado não só de criar brinquedos que ensinem as meninas a construir coisas. Mas, principalmente, de diminuir a escassez de mulheres nas áreas tecnológicas.

A falta de mulheres preparadas e interessadas em ingressar nas carreiras científicas tem sido tema de muitas discussões em universidades e empresas em vários países.

Este assunto já foi pauta do post “Tecnologia Rosa: porque as meninas fogem das carreiras tecnológicas?” publicado aqui no blog e que explica algumas das razões para esta situação preocupante.

A campanha publicitária da empresa é super interessante.  O vídeo se tornou viral e teve mais de 8 milhões de acessos nos primeiros dias de lançamento.

E a escolha da música também é genial: uma versão reinventada da música Girls dos Beastie Boys de 1987 considerada por muita gente como sexista. O grupo Beastie Boys está processando a GoldieBlox por usar a música sem respeitar os direitos autorais. Polêmica lançada…

A nova versão dá voz às reividicações das meninas e traz uma mensagem oposta à versão original:

“Nossos brinquedos são sempre iguais!

Nós queremos usar nosso cérebro!

Nós somos mais que princesas sereias!

Meninas para construir espaçonaves!

Meninas para programar novos aplicativos!

Meninas para crescer sabendo que podem criar isso! Não subestimem as meninas!”

Divirtam-se com o vídeo da GoldieBlox.