Nesta época de Natal o tema do brinquedo preferido permeia vários momentos de quem convive com crianças.

Muita gente se preocupa com o tipo de brinquedo que irá escolher para o seu filho ou se questiona se aquele que a criança pediu é adequado para a sua idade.

Mais ainda, nesta era digital é comum os adultos perceberem o domínio dos brinquedos digitalizados e escutarmos os pais relembrando seus brinquedos analógicos favoritos.

Pensando nisso, o estúdio americano de design Abby Ryan Design criou no começo deste mês o infográfico 50 years 50 Toys (50 anos 50 brinquedos) para celebrar o Natal de 2013 e mostrar a história dos brinquedos americanos mais populares de 1963 até hoje. A ilustração virou pôster e está disponível na liquidação da loja Etsy por 10 dólares.

Mais do que simplesmente listar os brinquedos mais vendidos, o infográfico revela ainda a tendência de como os eletrônicos conquistaram o Natal ao longo dos anos nos Estados Unidos.

O lançamento do Nintendo em 1985 foi o marco da introdução dos eletrônicos na lista de desejos das crianças e adolescentes. Desde então, este desejo só cresce e nos últimos 10 anos o que a maioria das crianças quer não é exatamente um brinquedo.

É um computador através do qual elas podem brincar de várias formas.

Curiosamente, o infográfico mostra que em 2001 o brinquedo que mais fez parte do sonho infantil americano foi o Pogo Stick, um pula pula que não se aproxima em nada dos tão desejados aparelhos digitais.

Por aqui, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), foi previsto o lançamento de 1750 novos brinquedos em 2013 e a previsão de faturamento para este ano é em torno de 4,3 bilhões de reais.

Outra previsão é que os vencedores no ranking dos mais vendidos serão as bonecas e bonecos de personagens.

Diferentemente do infográfico 50 Years 50 Toys, esta estatística da Abrinq provavelmente não inclui os tablets e os smartphones na categoria de brinquedos.

O conteúdo e a forma de brincar estão em constante mudança. E o futuro do brincar aponta para mais transformações…

O que não muda é aquele momento mágico quando vemos o olhar de uma criança que acaba de ganhar o seu tão desejado objeto de Natal….

Infográfico 50 Years 50 Toys 2