Você já parou para pensar sobre o que o seu funcionário, filho ou neto realmente precisa desenvolver para enfrentar a vida e o trabalho?

Empregadores, professores e pais estão percebendo que não basta as crianças e os jovens terem boas notas no colégio ou dominarem tecnicamente certas áreas.

Sem as chamadas habilidades socioemocionais dificilmente uma criança ou adolescente saberá lidar com as dificuldades da vida e do mercado de trabalho.

Criatividade, colaboraçãoempatia, capacidade de entender e controlar as emoções, de resolver problemas, de ser determinado e de tomar decisões adequadas são exemplos de habilidades necessárias para navegar neste mundo cada vez mais complexo.

A boa notícia é que elas podem ser ensinadas.

Por isso, várias iniciativas importantes ao redor do mundo estão focando em programas e produtos educacionais que ajudem as novas gerações a desenvolver as competências para o século 21 dentro e fora da escola.

Preocupado com a falta de produtos nesta área Trip Hawkins, um dos nomes mais respeitados na indústria de jogos, criou a start up de jogos educacionais IF YOU CAN COMPANY em 2012 e acabou de lançar o IF… (Se…) – um jogo que ajuda crianças entre 6 e 12 anos a entender e a exercitar as competências socioemocionais.

Hawkins trabalhou na Apple e saiu em 1982 para fundar a Eletronic Arts e criar jogos que realmente capturassem o interesse das pessoas.

Trinta anos depois e com quatro filhos na bagagem ele percebeu que tinha um papel social maior do que somente divertir as pessoas. Foi então que resolveu se dedicar a área da educação com a ajuda de pessoas de peso.

Para enfrentar o desafio de criar um jogo educacional que cative a garotada Hawkins foi fundo.

Aliou a sua ampla experiência com jogos à consultoria de David Goleman (escritor do livro Inteligência Emocional), de educadores da Nueva School (pioneira no ensino de habilidades sócio emocionais) e de institutos que são referências em programas de aprendizado socioemocional nas escolas americanas, como o CASEL, RULER e Institute for SEL (Social Emotional Learning).

“Nós reunimos alguns dos criadores de jogos de mais sucesso na história com experts no ensino de habilidades socioemocionais para aproveitar o potencial do jogo e ensinar habilidades para a vida que ajudem as crianças a se desenvolver e a sobreviver na escola e fora dela”-  Hawkins

IF… foi lançado em um primeiro momento para Ipad, mas a empresa já trabalha para disponibiliza-lo em outros formatos. O primeiro capítulo do jogo é grátis e já está disponível na App Store. Em breve será possível comprar novos capítulos.

No jogo a criança escolhe se ela é um cachorro ou um gato e personaliza a sua aparência para se aventurar no reino de Greenberry. Com a ajuda de um cachorro mentor ela tem de lidar com várias situações diferentes que exigem colaboração, empatia, capacidade para resolver problemas, etc…

O nome “IF” foi inspirado no bonito poema com o mesmo nome escrito em 1909 por Rudyard Kipling. Nele, Rudyard emociona o leitor ao dar uma série de conselhos de vida ao seu filho.

Pesquisas realizadas por estes institutos americanos e outros ao redor do mundo mostram como o ensino das competências socioemocionais aumenta a motivação dos alunos e diminui os índices de bullying, de dificuldades de aprendizado e de problemas de comportamento.

Portanto, é urgente que iniciativas dentro e fora das escolas ofereçam programas de alfabetização emocional para crianças de todas as idades e orientem os pais  para a necessidade deste tipo de ensino.

A consciência de quais são as habilidades importantes para a vida e a capacidade de desenvolvê-las têm o poder de prevenir muito sofrimento e de preparar as gerações digitais para gerir a nossa sociedade no futuro.

“Inteligência Emocional é aprender como fazer amigos e como mostrar para as pessoas que nos importamos com elas.

É aprender a trabalhar em equipe e a colaborar. É aprender como tomar decisões saudáveis e responsáveis a curto e longo prazo”-  

If You Can Company

Conheça um pouco do jogo no vídeo de apresentação da empresa (em inglês)

If You Can Game

If You Can Game 2

If You Can Game 3