Momentos de sofrimento são normalmente fonte de grande aprendizado.

Imagine uma criança doente em uma enfermaria de um hospital. Imagine os pais que acompanham esta criança.

Resiliência, empatia e solidariedade são apenas algumas das habilidades que uma situação como esta nos exige.

Agora imagine o espaço físico desta enfermaria. Na maioria das vezes, nos deparamos com um sofá e cama cinzas, algumas paredes coloridas com desenhos e, talvez, alguns brinquedos no canto da sala. Com muita sorte…

Felizmente, este cenário está mudando. O design de hospital infantil tem se transformado por conta de uma mudança na mentalidade de muitos gestores de saúde e médicos.

É unânime a constatação de que a brincadeira e um ambiente lúdico melhoram o estado de saúde de crianças hospitalizadas. Alguns designers têm se concentrado na criação de brinquedos que auxiliam o tratamento hospitalar, como o Novel Hospital Toys do Hikaru Imamura.

Prova desta mudança de mentalidade foi a competição proposta em 2010 pelo renomado Royal Institute of British Architects (RIBA). O desafio para os arquitetos era construir um espaço interno para brincar e um jardim externo no hospital pediátrico de um dos complexos hospitalares mais tradicionais do mundo: o Royal London Hospital em Londres.

O projeto deveria ser todo idealizado em conjunto com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, professores e psicólogos para que os novos espaços atendessem as diversas necessidades de crianças com diferentes idades e condições físicas.

O premiado escritório inglês de arquitetura Cottrell and Vermeulen se destacou e em colaboração com as artistas Chris O’Shea e Morag Myerscough foram criados dois espaços mágicos e inovadores.

O espaço interno (e mais bacana!) é cheio de instalações interativas gigantes. Uma delas é o “Woodland Wiggle”, um jogo interativo pioneiro em formato de televisão e do tamanho de uma sala. Esta criação permite que as crianças “entrem” em uma espécie de mundo ilustrado onde elas podem pintar, tocar música e interagir com diversos personagens. Estes jogos digitais foram especialmente desenvolvidos para a Woodland Wiggle com a ajuda de novas tecnologias e de profissionais da área da saúde para estimular os movimentos das crianças de forma adequada e saudável.

Em fevereiro de 2013 a nova ala pediátrica do hospital foi inaugurada e tem ajudado a curar através da arte, do movimento e do brincar.

Brincar, inovar, aprender e curar

Veja o vídeo e as fotos deste incrível espaço.

Royal London Hospital

Royal London Hospital 23

Royal London Hospital 24

Royal London Hospital 25

Royal London Hospital 12

Royal London Hospital 16

Royal London Hospital 17

Flickr

Royal London Hospital 21

Flickr

Royal London Hospital 19

Flickr

Royal London Hospital 20

Flickr

Royal London Hospital 22

Flickr

Royal London Hospital 26

Royal London Hospital 5

 Imagens: Creative Review, Tom Cronin, Flickr