Ajudando a entender a criança de hoje,
                      A construir a educação de amanhã
                             E a brincar sempre…
Robô verde tamanho menor

 

Vocês se lembram daquela sensação de chegar num parquinho super legal e sair correndo pra começar a brincar o mais rápido possível? Que delícia, né?

É neste contexto de empolgação que acontece uma das coisas mais importantes da vida: brincar.

Brincar é explorar, descobrir, construir, se arriscar, se movimentar, interagir com outras crianças, ter prazer e…não querer mais parar!

São essas experiências que formarão a capacidade de uma criança de tomar decisões, de resolver problemas, de confiar nas pessoas, de se comunicar, de ser criativa, de ter visão crítica, de empreender e de pensar livremente.

Curioso… quando se pensa em Inovação são sempre estas características que passam pela mente das pessoas. E são essas habilidades que a vida e o mercado de trabalho têm exigido cada vez mais de nós.

É no playground que nasce o comportamento inovador. Ou seja, BRINCAR É O BERÇO DA INOVAÇÃO!

E é na escola que esta semente inovadora será ou não desenvolvida.

A Revolução Digital está nos impondo uma urgência: o conceito de ensinar e de aprender precisa mudar!

As novas tecnologias devem ser usadas a favor de uma relação ainda mais afetiva entre professores e alunos.  E a implementação em larga escala de um sistema escolar inteiramente novo é imprescindível e inevitável.

Este blog é um convite para voltarmos ao playground e descobrirmos como são as crianças da era digital, como a educação precisa se alinhar aos novos tempos e como brincar precisa fazer parte do cotidiano das crianças e dos adultos.

Bem-vindos ao Playground da Inovação!  Divirtam-se…