A cidade de Barcelona, na Espanha, é uma fonte de inspiração em muitas áreas. Urbanismo, arquitetura e a arte de rua aliada à arte transgressora de Gaudí incentivam a criatividade e a ousadia de forma única.

Há alguns anos esta cidade catalã tem sido cenário de inovação através da restauração de uma antiga área industrial- o 22@, área conhecida como o Distrito da Inovação, situada no bairro de PobleNou. Tive a oportunidade de ficar nesta região e mapear algumas startups, universidades, cafés modernos e uma série de iniciativas culturais que transformaram esta área numa referência em urbanismo e inovação. É muito interessante andar pelos “Super Blocks” construídos pela cidade para diminuir o tráfego de carros. Esta iniciativa de design urbano é uma resposta à falta de área verde, ao alto nível de poluição e de acidentes de carros. Um dos Super Blocks consiste em nove quarteirões do bairro de PobleNou que foram reformulados e agora contam com bancos, parquinhos, espaços de convivência e menos circulação de carros com o objetivo de oferecer uma experiência mais agradável, sustentável e segura para as crianças, turistas e moradores em geral. Isto reflete uma visão de que no futuro as ruas não deveriam ser feitas para carros e sim para pessoas.

Seguem abaixo algumas iniciativas do Distrito de Inovação e também de outras áreas em Barcelona com foco em Tecnologia, Infância e Inovação que vale a pena conhecer:

  • Valkiria Hub de inovação que conta com laboratórios focados no futuro do trabalho, no desenvolvimento de pessoas e em eventos corporativos criativos.
  • Crea Innova Institute– empresa que oferece cursos, treinamentos e experiências voltadas para inovação. Uma das iniciativas do Crea Innova é o Innovation Factory Institute- um centro de aprendizagem com foco na experimentação.
  • Soko Techlaboratório digital de inovação social focado em programas relacionados à ciência, arte e tecnologia. Um exemplo bacana é o MESHMaker Education Social Hack, uma iniciativa que trabalha com jovens para inclusão social.
  • Barça Innovation Hub: programa do clube de futebol do Barcelona com foco em Inovação Social para resolver, através do esporte, problemas ligados à infância,como bullying e conflitos entre diferentes comunidades.
  • Barcelona Health Hub – associação que promove inovação digital na área da Saúde, fazendo a conexão entre empresas, investidores, startups e instituições no setor da saúde. Este ecossistema de inovação fica no antigo prédio do Hospital de Santa Creu i Sant Pau, declarado patrimônio mundial pela Unesco! Destaco aqui duas empresas parceiras do Barcelona Health Hub: a Psious– startup que desenvolve soluções de realidade virtual em saúde mental e a Nixi for Children- startup que usa um simulador virtual para crianças entre 4 e 12 anos para minimizar a ansiedade nos momentos que antecedem uma operação (assista ao vídeo abaixo).
  • Escola Dels Ecants– Escola pioneira em inovação educacional na Espanha. Para conhecer melhor esta escola assista ao vídeo do Futura Play.
  • Col.legi Montserrat– Exemplo de uma escola em Barcelona que conseguiu se transformar e aplicar métodos e arquitetura inovadores.
  • Consell D’Innovació Pedagògica– rede formada por 185 entidades comprometidas com a igualdade e qualidade da educação. Um dos projetos interessantes é o Proyecto Red que promove o diálogo entre diferentes instituições educacionais para ampliar o conhecimento em inovação educativa.

Conheça também iniciativas de outros países em Inovação, Tecnologia e Infância na série “Playground da Inovação pelo Mundo”.

Nixi for children