Brincar é um direito de todos.  Mas nem sempre é acessível a todos.

Como proporcionar às crianças e aos adultos com deficiências a simples possibilidade de brincar?

Pensando nisso várias iniciativas ao redor do mundo estão surgindo com o objetivo de trazer a sensação de liberdade e diversão para quem luta diariamente com limitações físicas e sensoriais.

Nos Estados Unidos, por exemplo, playground acessível é um direito de todo cidadão e todo parque que foi construído ou alterado a partir de março de 2012 deve ter superfícies e equipamentos voltados para crianças com habilidades variadas. Vejam alguns links interessantes: The Sandy Ground, Playgrounds for Everyone, Love that Max: special needs blog

Outro exemplo que vale mencionar é o Boundless Playgrounds - organização americana sem fins lucrativos pioneira na elaboração de playgrounds inclusivos.

Estabelecida desde 1997 e com o slogan “Todas as crianças, Todas as habilidades, Todos os lugares” a empresa já abriu mais de 200 parques nos EUA e Canadá voltados para crianças e adultos com diversas capacidades.

Conheçam alguns exemplos dos espaços para brincar criados pela empresa.

Campbell Playground

FT. Campbell – Kentucky

Can Do Playground

Can-Do Playground- Willmignton, Delaware

 

Give Kids the World Playground

Give Kids the World,
Orlando, Florida

 

Eddie Collins Park

Eddie Collins Park Millerton, NY

Aqui no Brasil foi inaugurado em janeiro de 2014 o primeiro playground acessível de São Paulo.

Movido pela dor da perda da sua filha Ana Laura em um acidente de carro, Rudi Fischer queria fazer algo que ao mesmo tempo homenageasse a sua filha e que também tivesse um impacto na sociedade.

Durante uma viagem para Israel, Rudi conheceu um playground que tinha um escorregador acessível. Foi então que nasceu a idéia do Ana Laura Parque para Todos.

Localizado no bairro da Mooca, o playground foi criado para oferecer o máximo de acessibilidade para atender diferentes tipos e graus de dificuldades. Com a ajuda de arquitetos, designers, terapeutas da AACD e engenheiros voluntários foram criadas 15 instalações para divertir a garotada.

Vejam as fotos.

Parque para todos 5

Ana Laura Parque para todos

Parque para todos 4

Ana Laura Parque para todos

Parque para todos 2

Ana Laura Parque para todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parque para todos 3

Ana Laura Parque para todos