A nova edição da Revista Shopping Centers da Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Centers traz a matéria de capa “Gerações Z & Alpha: o varejo em suas mãos”. Um tema importante e bastante delicado, na minha opinião.

Seguem alguns trechos da minha contribuição:

•O varejo precisa assumir um papel ativo de responsabilidade social e coeducação das novas gerações. Incentivar consumo consciente, vaidade sem exagero, autoestima saudável e saúde mental se faz cada vez mais necessário.

Precisamos mudar o foco de uma cultura predadora- que vê a nova geração como uma presa a ser entendida e controlada para consumir mais – para uma cultura cuidadora – que enxerga as crianças e adolescentes como uma população que precisa ser cuidada e orientada.

• As iniciativas do varejo devem envolver pontos como o senso de responsabilidade em parceria com famílias e escolas, a busca do equilíbrio entre tecnologias imersivas e iniciativas presenciais, criatividade na comunicação, transparência, uso das lojas físicas como espaços de conexão e de senso de comunidade, oportunidades com in-game marketing, entre outros pontos”. • “A alpha tem exigido dos mais velhos uma transformação de mentalidade e uma desconstrução de antigos paradigmas com relação à educação, ao brincar, à saúde mental, aos formatos de trabalho e aos estilos de vida. Precisamos impulsionar novas práticas educacionais mais condizentes com a realidade e com as perspectivas de futuro.

• Ao se debater sobre a geração alpha, se coloca uma lupa na infância. Podemos focar em pesquisas, desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias em diferentes setores da sociedade para contribuir na formação ética, social e emocional desta geração. Uma sociedade que investe nesta fase da vida previne inúmeros problemas e aproveita oportunidades em todas as suas esferas de crescimento.

Para ler a matéria completa, acesse aqui. E para mais textos sobre a geração alpha acesse os nossos conteúdos aqui.