É possível ser criativo, empreendedor, sustentável e, ainda por cima, salvar vidas?

É o que a empresa americana Information Blanket está conseguindo fazer.

Impactado pelos alarmantes índices de mortalidade infantil de alguns países em desenvolvimento Neil Powell, fundador da empresa, percebeu que a falta de informação sobre os cuidados básicos dos bebês era um dos fatores mais responsáveis pela alta mortalidade de crianças pequenas.

Índice de Mortalidade infantil é o número de crianças que morrem até completar um ano de idade em 1000 crianças nascidas. Por exemplo, no Japão este índice é de 3.2. Enquanto isso, em Uganda este número sobe para 80. Diante do quadro assustador Powell teve uma sacada incrível: criar um lençol para enrolar os bebês contendo informações variadas sobre estes cuidados básicos diários.

Bebês não vêm com manual é o slogan usado pela empresa para mostrar a necessidade de educar os pais sobre as maneiras de manter as crianças saudáveis.

Informações simples sobre frequência da amamentação, troca de fraldas, vacinação e sintomas de doenças comuns são passadas através de infográficos desenhados nos lençóis no idioma local e em inglês.

Além disso, o material usado é 100% algodão e a tinta é atóxica para evitar alergia e irritações na pele das crianças.

Information Blanket

Fundada em 2011, a Information Blanket é uma empresa lucrativa que trabalha com o modelo de negócios “one for one”, ou seja, para cada lençol informativo vendido outro é doado para uma mãe carente.

“Nós temos uma forte e apaixonada crença de que informação sensível a cultura local e fornecida de forma memorável e acessível pode dar poder para as mães e iniciar uma mudança de comportamento”– Powell

Uma idéia simples. Uma atitude corajosa. Várias vidas salvas.