“Brincar pode se tornar um mecanismo de cura”.

Esta foi a lição tirada pelo fotógrafo americano Brian McCarty ao longo de suas visitas ao The Spafford Children’s Center em Jerusalém.

Há quase cem anos tratando crianças e famílias atingidas pelos horrores da guerra na região, o Spafford Children’s Center utiliza ferramentas como o brincar e a arte terapia para ajudar crianças a superar os traumas de guerra.

Inspirado pelos desenhos infantis produzidos durante os processos terapêuticos Bryan criou uma série de fotos tocantes e inéditas.

War Toys, exposta na Peanut Underground Gallery em New York City, revela imagens da guerra capturadas sob o ângulo do olhar infantil.

Utilizando brinquedos locais e, quando possível, com a ajuda das próprias crianças para dirigir a cena Bryan foi capaz de registrar memórias de sofrimento, angústia e medo com um toque lúdico incrível.

A proposta do fotógrafo foi usar os brinquedos como representantes das crianças. E a posição para tirar as fotos foi cuidadosamente pensada: perto do chão para reproduzir a experiência de impotência e choque vivida pelas crianças.

Para Bryan estas imagens servem como testemunhas do impacto, muitas vezes invisível, que um conflito armado tem sobre as crianças. Além disso, contribuem no processo de reflexão e aceitação deste trágico contexto vivido por inúmeras crianças na região de Gaza e Jerusalém.

Brincar e violência se misturam em prol da proteção infantil.

War Toys capta um grito sufocado de crianças que não têm voz diante do desumano.

 

War Toys Photos 11

War Toys Photos 10

War Toys Photos 9

War Toys Photos 8

War Toys Photos 7

War Toys Photos 6

War Toys Photos 5

War Toys Photos 4

War Toys Photos 3

War Toys Photos 2

War Toys Photos