Infográfico: As gerações digitais e a vida no século 21
Você sabe o que são competências socioemocionais e porque elas são tão importantes nos dias atuais?
Há décadas que o foco da educação tem sido no ensino de matérias como matemática, ciências, línguas, etc…
Mas o mundo mudou…
E com isso vieram novos desafios que nos exigem habilidades para sobreviver que vão além do conhecimento específico das tradicionais disciplinas escolares.
Pesquisas e iniciativas importantes em alguns países já comprovaram que capacidades como auto-controle das emoções, criatividade e resolução de problemas afetam diretamente o aprendizado e se tornam tão importantes quanto o conhecimento das matérias tradicionais e da tecnologia.
Está crescendo um movimento no mundo pelo ensino de habilidades socioemocionais nas escolas com o objetivo de preparar as gerações digitais para a vida e para o mercado de trabalho.
Isso é o começo de uma mudança qualitativa importante na educação mundial. Uma revolução educacional!
Veja no infográfico feito pelo Playground da Inovação quais são as competências para o século 21, como desenvolvê-las e a importância delas no mundo atual.
E leia também o artigo escrito pela Fernanda Furia para o PORVIR sobre as 10 maneiras de preparar as novas gerações para a vida com a publicação do infográfico abaixo.
16 Comentários
2 pingbacks/trackbacks
- Case da Semana: Segmento de Educação – Playground da Inovação | Minha Microempresa
- Eu, uma mulher negra da Geração Z, inventei a minha profissão | Ponto E
Parabéns Fernanda pela excelência deste infográfico! Eu acrescentaria “atitude empreendedora e proatividade” às novas habilidades, como recurso para sucesso no mercado de trabalho, em transformação.
Abraços.
Canova, super obrigada pelo seu comentário!
Você tem razão. Também concordo que uma atitude empreendedora é fundamental nos dias de hoje e será uma habilidade essencial para as próximas gerações.
Na verdade, não há um consenso sobre a lista completa de competências sócio-emocionais. E, por uma questão didática, selecionei para o infográfico aquelas que são as mais abordadas na literatura e nas iniciativas atuais.
Se tiver um tempinho leia o meu post sobre empreendedorismo na infância: https://www.playground-inovacao.com.br/nunca-e-cedo-demais-empreendedorismo-na-infancia/
Acho que você vai gostar.Bj
Bj
demais Fe esse info, demais
aprendi muito, é organizado, dideatico e muito bacana
Oi Rita, que bom que vc gostou e aprendeu com o infográfico! Esse é o objetivo!!!
Bj grande e volte sempre
Seu texto é motivador.
Temos discutido demais sobre habilidades não cognitivas e competências para o século 21 em nossa rede- SEEDUC RJ, e visto como é fundamental oferecer à escola um olhar diferenciado sobre as habilidades socio-emocionais.
Acreditamos que esse é o caminho para uma educação comprometida com o desenvolvimento de jovens saudáveis, responsáveis e persistentes.
Daniela Carvalho- Coordenadora de Ensino Médio – SEEDUC/ RJ
Daniela, muito obrigada pelo seu comentário!
Muito bom saber que a SEEDUC/RJ está seguindo nesta direção. Parabéns!
Um abraço
Existem mais escolas que utilizam a Educação Interdimensional, pautada nos 4 pilares da educação, como filosofia, não só as atendidas pelo Instituto Ayrton Senna. Algumas, inclusive, reconhecidas como escolas inovadoras pela Microsoft, como as duas unidades do NAVE (Rio e Recife).
Oi Cristina, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário.
É verdade… Existem mais escolas reconhecidas como inovadoras e que oferecem um ensino holístico e integral como você falou. Eu acrescentaria ainda a Escola Lumiar (SP) que também foi reconhecida como uma das 12 escolas mais inovadoras pela Microsoft. Bem bacana!
Mas o foco do infográfico foi divulgar escolas e iniciativas que estejam desenvolvendo programas especificamente voltados para o desenvolvimento das competências socioemocionais em sala de aula e integrados às matérias tradicionais. E nem todas as escolas consideradas inovadoras têm programas direcionados às habilidades não-cognitivas de forma tão intencional e organizada.
Ainda temos um longo caminho pela frente…
Obrigada.
Um abraço e volte sempre.
Oi Cristina, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário.
É verdade… Existem mais escolas reconhecidas como inovadoras e que oferecem um ensino holístico e integral como você falou. Eu acrescentaria ainda a Escola Lumiar (SP) que também foi reconhecida como uma das 12 escolas mais inovadoras pela Microsoft. Bem bacana!
Mas o foco do infográfico foi divulgar escolas e iniciativas que estejam desenvolvendo programas especificamente voltados para o desenvolvimento das competências socioemocionais em sala de aula e integrados às matérias tradicionais. E nem todas as escolas consideradas inovadoras têm programas direcionados às habilidades não-cognitivas de forma tão intencional e organizada.
Ainda temos um longo caminho pela frente…
Obrigada.
Um abraço e volte sempre.
Fernanda, parabéns pelo seu infográfico: instrutivo,organizado e esclarecedor. Li e vou compartilhar com outros colegas educadores.
Oi Silvânia, muito obrigada!!! Fique à vontade para compartilhar o infográfico.
Um abraço,
Fernanda
Boa tarde,
Gostei muito do infográfico, perfeito.
Gostaria de enviar para meus colegas professores, posso?
Bom dia Magali, tudo bem? Que bom que você gostou do infográfico! Fique à vontade para usar todo o conteúdo do nosso blog desde que seja dado o crédito ao Playground da Inovação. Volte sempre! Abs,
Fernanda
AMEI esse infográfico!
Que bom que este infográfico fez sentido para você, Marina! Compartilhe se puder. Obrigada. Abs
Vítori, parabéns pelo seu depoimento, coragem e reflexão. Fico contente que o portal do Playground da Inovação tenha te inspirado para aprofundar o seu conhecimento sobre as gerações impactadas pelas novas tecnologias. Muito sucesso para você! ❤️