Quando se fala em geração digital logo se pensa nas crianças e jovens de hoje.
E quando são os avós que inovam e usam a tecnologia para se comunicar com seus netos?
Esses são os avós digitais.
Hoje muitos avós estão antenados em tecnologia e são usuários constantes da internet. Segundo o Pew Research Center, no ano passado 53% dos americanos acima de 65 anos usaram a internet e mandaram emails no dia a dia.
Além destes avós usarem as novas tecnologias, muitas vezes, eles também criam novidades tecnológicas.
É o caso do casal Maria e Charlie Girsh que tem uma história de vida super interessante. Charlie foi padre e Maria foi freira por muitos anos até que eles se encontraram em Chicago e se mudaram para St Paul em Minnesota, nos EUA.
Durante 30 anos eles formaram uma dupla vencedora de vários prêmios por inventar brinquedos. Na década de 90 eles fundaram a empresa de consultoria de inovação Creativity Central e escreveram o livro Fanning the Creative Spirit (Arejando o espírito criativo).
Depois de seis filhos e oito netos o casal continua inventando maneiras de soltar seu lado criança. Cansados de usar o Skype para conversar com seus netos que moram longe eles sentiam falta de algo… Queriam brincar juntos com eles.
A partir desta insatisfação eles desenvolveram o FamZoom – aplicativo que estimula a interação familiar em tempo real através de espaços online onde avós e netos podem jogar, ler, falar, comprar e desenhar ao mesmo tempo. Tudo a partir de uma tela compartilhada no tablet onde o que um faz o outro consegue visualizar e interagir instantaneamente.
Depois de uma fase de arrecadação para viabilizar o aplicativo o FamZoom agora já está disponível na AppStore. Veja como funciona: