O movimento corporal é a forma mais primitiva de brincar nos animais e nos seres humanos.

E pode ser também a primeira maneira de voltar a brincar na vida adulta. “O corpo lembra o que a mente esqueceu” (Stuart Brown).

Já o brincar compartilhado, ou seja, brincar junto com alguém, é uma das vias mais evoluídas de interação e traz uma sensação boa de ser aceito e de pertencer a um grupo.

Agora imaginem juntar o brincar corporal com o brincar compartilhado?  E, mais ainda, ao som de notas musicais?

Sucesso na certa! Em qualquer idade e em qualquer lugar…

Um ótimo exemplo disso vem ganhando espaço nas redes sociais: 21 Balançoires (21 Balanços)- intervenção urbana vencedora do prêmio Interaction Awards em 2013 na categoria “Engajamento: chamar atenção, encantar e dar sentido“.

“21 Balanços” é um instrumento musical gigante instalado durante o verão em uma parada de ônibus em Montreal, Canadá. Cada balanço tem uma nota musical específica, uma cor diferente e luzes que são ativadas quando em movimento. Ao serem usados juntos, os balanços compõem uma sinfonia única e alguns sons surgem somente através da cooperação entre as pessoas. Uma versão itinerante dos 21 Balanços está sendo produzida para espalhar esses momentos coletivos ao redor do mundo.

Balanço Montreal

 

Balanço Montreal 3

 

Balanço Montreal 2

 

Balanço Montreal 4

 

A proposta é enviar de maneira lúdica e inovadora a seguinte mensagem: “Juntos conseguimos coisas melhores do que separadamente”.
Criada pelo estúdio de design canadense Daily Tous les Jours, esta iniciativa acontece desde 2011 e conquistou uma relevância social importante.

Ela estimula a interação com o espaço público, reune pessoas de diferentes idades e cria um espaço para brincar e reviver o bom da infância…

Isso é Brincar & Inovação!

Vejam o vídeo:

<

21 Balançoires (21 Swings) from Daily tous les jours on Vimeo.