Map your world 3
“São só crianças…o que elas podem fazer?”

Amlan Ganguly, um empreendedor social indiano, escutou este comentário e ficou intrigado. Constatou que, ao contrário desta visão sem esperança, algumas crianças mostravam iniciativas bastante impactantes em uma favela de Calcutá na Índia. Começou, então, a ajudá-las a tornar realidade as transformações que tanto sonhavam.

Ao mesmo tempo, as cineastas Nicole Newnhman e Maren Graingen-Monsen estavam a procura de uma boa estória de transformação social.

Pronto!  Do encontro entre as cineastas e o empreendedor social nasceu o documentário Revolutionary Optimistics (Otimistas Revolucionários).

O filme mostra a ação do grupo de crianças chamado  “Daredevils“, nome inspirado no super herói americano que luta por justiça. Este grupo residente de uma favela em Calcutá se reuniu e vem fazendo melhorias incríveis na comunidade nos últimos dez anos. Transformou um lixão em campo de futebol, melhorou a rede elétrica e sanitária, diminuiu o número de casos de malária e diarréia e duplicou a taxa de imunização de poliomielite. Que tal?

Ao longo destas ações, as crianças foram se dando conta de que a comunidade onde elas moravam não estava no mapa…Literalmente.

Ou seja, elas eram cidadãs invisíveis! Certas de que estar no mapa era um direito irrevogável, resolveram mapear a sua região manualmente através de desenhos, visitando cada casa, pesquisando o número de moradores em cada residência e identificando necessidades específicas. Além disso, numeraram as casas e criaram nomes para os quarteirões, o que resultou em uma organização geográfica da favela.

Não demorou muito para que uma empresa como o BAVC Producer’s Institute for New Tecnologies, em São Francisco (USA), percebesse a oportunidade de ampliar a ação desta iniciativa ao agregar novas tecnologias ao projeto.

Foi aí que nasceu o “Map Your World (Mapeie o seu mundo) – plataforma múltipla que coloca o poder das novas tecnologias na mão de crianças para que elas se tornem agentes de mudanças sociais e compartilhem suas estórias com o mundo.

Com o uso de celulares, as crianças podem registrar fotos, criar pesquisas customizadas sobre problemas sociais, fazer upload destas informações para uma central ligada a uma comunidade online e obter um análise precisa do impacto das ações do projeto.

Graças a tecnologia, o “Map Your World” pode ser replicado em outros lugares do mundo e algumas parcerias com organizações americanas já estão realizando protótipos para aplicar o mesmo projeto em comunidades nos Estados Unidos.

As oportunidades do “Map Your World” são infinitas. Vamos colocar o Brasil neste mapa também!

O site do Map Your World está quase pronto e deve ser lançado ainda em 2013. Segue o vídeo do projeto (em inglês).