Diferentes emoções são acionadas dentro da gente ao mesmo tempo a todo momento.
Como será que estes sentimentos interagem entre eles dentro da nossa mente?
Foi este o tema escolhido para o novo filme da Disney Pixar que acabou de estrear aqui no Brasil.
No trailer já é possível perceber o tom divertido, inteligente e sensível do “Divertida Mente” (Inside Out).
O filme pode parecer coisa de criança… Mas não é.
Ele chama a nossa atenção para uma situação crucial mas negligenciada pela sociedade: a influência constante das emoções nas nossas decisões e atitudes diárias.
Desde cedo aprendemos na escola o funcionamento do corpo humano e as funções dos nossos órgãos vitais.
Mas não aprendemos praticamente nada sobre a importância e funcionamento da nossa mente.
Em tempos de avanços tecnológicos profundos não há nenhum sinal de que a nossa capacidade emocional esteja acompanhando tamanho desenvolvimento digital.
As consequências já estão aí: índices alarmantes de depressão e aumento de vários transtornos psiquiátricos em todas as faixas etárias.
É óbvio que este cenário preocupante tem raiz em vários fatores, mas certamente o impacto das novas tecnologias e as consequentes formas diferentes de relacionamento têm afetado profundamente as pessoas.
Faltam iniciativas variadas e programas de educação emocional que nos ajudem a refletir e a lidar com as emoções que nos acompanham quando navegamos por um oceano de redes sociais, de novos aparelhos digitais e de inovadoras tecnologias.
Afinal, qual a relação das emoções com os nossos comportamentos? Qual o impacto que elas têm sobre a nossa capacidade de decidir e de resolver problemas?
Sofrimento emocional interfere no aprendizado? Inibe a nossa produtividade?
Gerir esta gama de emoções e expressa-las adequadamente fazem parte de um grupo de competências sociomeocionais cada vez mais urgentes e necessárias no século 21.
As dores e delícias do coração precisam ser diretamente relacionadas à educação formal nas escolas, à educação financeira, à cidadania digital, aos processos de Inovação, à Educação para a Sustentabilidade, etc…
É urgente ensinar as novas gerações sobre o universo emocional e sobre o impacto real que ele tem nas nossas vidas.
Todos os dias. Em todos os momentos. Para o resto de nossas vidas.
Assista abaixo ao trailer de Divertida Mente e leia a entrevista dada pela Fernanda Furia, fundadora do Playground da Inovação, ao portal internacional de notícias Blasting News sobre o filme.