Parece que criança tem uma energia infinita para brincar.
Agora já imaginou transformar toda esta energia em eletricidade?
É exatamente isso que a empresa Empower Playgrounds tem conseguido fazer.
Ben Markham, ex-executivo da ExxonMobil, morou em Ghana na África e ficou comovido com a situação precária nas escolas e com as oportunidades limitadíssimas das crianças nas vilas rurais. Muitas precisam trabalhar durante o dia e só podem estudar depois que sol se põe.
“Em Ghana todas as escolas que eu vi estavam no escuro e não tinham playgrounds. Como engenheiro eu queria saber: é possível transformar a brincadeira das crianças em eletricidade?”
A resposta para esta pergunta se concretizou em forma de um roda-roda que gera energia enquanto as crianças giram. Toda esta energia infantil é transformada e guardada em baterias que são usadas em lanternas de LED portáteis e recarregáveis que duram 50 horas até a próxima recarga.
Desta forma, as crianças podem ter a sua própria lanterna para usar na escola e levar para casa. Dependendo do caso, grupos de seis crianças compartilham a mesma lanterna e estudam juntas.
Esta iniciativa foi apoiada pela empresa Energizer e tem iluminado a vida de crianças e adolescentes através do brincar.
Simples, inovador e genial. Vejam o vídeo (em inglês)