A Inglaterra tem uma tradição super importante: é um dos países que mais se dedica à pesquisa e às iniciativas voltadas para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Uma das inúmeras iniciativas relevantes nesta área foi a criação, em 1992, do Eureka National Children’s Museum na cidade de Halifax. O museu é parte de uma organização sem fins lucrativos voltada para educação. Além de um museu o Eureka é também uma creche e uma pré escola para as famílias locais.
Um fato curioso sobre a arquitetura do Eureka Museum é que o seu prédio é uma antiga estação de trem do ano de 1885, o que torna o ambiente super pitoresco.
Inspirado pelo pioneirismo americano em museus voltados para crianças, o Eureka oferece espaços incríveis e centenas de exibições interativas para incentivar as crianças a aprender brincando. E também para estimular os adultos a resgatar o brincar no cotidiano.
Ao longo das seis galerias cuidadosamente pensadas por diversos profissionais ligados à infância e também sugerida por várias crianças é possível ver, sentir, experimentar, investigar e criar. Por exemplo, a galeria All About Me (“Tudo sobre mim”) acabou de ser inaugurada e tem como objetivo de ensinar as crianças sobre o corpo humano e sobre como cuidar dele. Com brinquedos gigantes em formatos de partes do corpo as crianças aprendem de um jeito bem interativo e lúdico.
Além disso, o Eureka Museum se concentra também na pesquisa, divulgação e promoção do brincar como uma das necessidades mais básicas do ser humano.
Outros exemplos bem bacanas de museus inovadores com foco no brincar são o MetKids e The Strong.
Conheça melhor o Eureka Museum no vídeo (em inglês) e nas fotos abaixo.