Parece meio óbvio dizer que criança precisa brincar, não é?
Mas, a maioria das pessoas não sabe direito porque brincar é tão fundamental assim no desenvolvimento das crianças.
E menos ainda porque existem benefícios importantíssimos ao brincar na fase adulta. Stuart Brown, renomado psiquiatra especialista em pesquisas sobre o brincar, enfatiza: “Nada ilumina mais o cérebro do que brincar”.
Steve Keil, empreendedor social búlgaro, também se dedica ao estudo do brincar e mostra como redescobrir o brincar nas escolas e nas empresas.
Brincar é o meio pelo qual as crianças desenvolvem as habilidades para lidar com a vida: criatividade, resolução de problemas, empatia, colaboração, socialização,…
Ao longo da últimas décadas a característica do brincar tem se transformado e alguns fatores influenciam diretamente a capacidade e a oportunidade das crianças brincarem.
A revolução digital combinada com problemas de segurança, excesso de trabalho dos pais, falta de playgrounds e parques públicos, diminuição no tempo de recreio nas escolas são algumas das razões para um provável déficit de brincar livre e criativo em nossas crianças.
É evidente o aumento de estudos e iniciativas focados no estímulo ao brincar. Estados Unidos, Inglaterra e Austrália são referências nesta área. Programas como o Play England na Inglaterra e Play Australia deveriam ser replicados em vários outros lugares.
Nos Estados Unidos existe o primeiro e maior museu do mundo dedicado exclusivamente à história e à exploração do brincar.
Criado por Margaret Strong (1897–1969) em 1968 e aberto ao grande público em 1982, The Strong National Museum of Play em Rochester no estado de Nova Iorque, é um museu sem fins lucrativos e super interativo que reúne a maior coleção de materiais históricos ligados ao brincar.
Ao longo de décadas todos os tipos de brinquedos, livros, documentos, exibições, instalações e ainda uma gama enorme de informações online foram coletadas para iluminar o significado e a importância do brincar.
Em 2006 o The Strong foi ampliado com uma visão bastante sustentável para reduzir o impacto ambiental. Isso rendeu ao museu a importante certificação LEED PRATA (Leadership in Energy and Environmental Design).
O lugar perfeito para aprender brincando e brincar aprendendo dentro de um contexto sustentável…