Lembram que delícia brincar em uma casa na árvore?
Agora imaginem estudar em uma escola na floresta! Demais, né?
Contato com a natureza é fundamental para um desenvolvimento saudável ao longo de toda a vida.
“Assim como boa alimentação e sono adequado, as crianças precisam de contato com a natureza”. Richard Louv, autor do livro best seller “Last Child in the woods:Saving our chldren from Nature Deficit Disorder” (Última criança na floresta: salvando nossas crianças do Transtorno do Déficit de Natureza).
Com isso em mente Debbi e Paul Brainerd, moradores de Bainbridge Island nos EUA, tiveram a idéia de construir um centro de aprendizado ao ar livre para crianças e adolescentes.
Baseada nas idéias de aventura e exploração sugeridas pelas próprias crianças da região, nasceu a IslandWood School– uma escola na floresta.
A escola é uma organização sem fins lucrativos e conta com um design inovador que se tornou exemplo de economia de energia e de estilo de vida sustentável.
Este tipo de aprendizado ao ar livre é fundamental para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais tão necessárias atualmente: colaboração, resolução de problemas, consciência e auto controle das emoções, etc.
“Imaginem um mundo onde todas as crianças crescem com um entendimento profundo sobre a vida que as rodeia.
Onde a obesidade é reduzida através do brincar com a natureza.
Onde anti-depressivos são menos prescritos e a natureza mais indicada.
Onde todas as escolas têm um espaço natural para brincar.
Onde as crianças experienciam a alegria de estar com a natureza antes de aprender sobre a sua perda.
Onde elas podem deitar na grama por horas e ver as nuvens se transformar em rostos do futuro.
Onde cada criança e cada adulto tem o direito a uma conexão com a natureza. E todos compartilham a responsabilidade de cuidar dela”.
Richard Louv