Empreender: realizar, fazer, por em execução. (fonte: Michaelis).
Empreender é um dos lemas do século 21.
Muito se fala na importância de ser empreendedor na juventude e na fase adulta.
Mas, várias iniciativas espalhadas pelo mundo também têm focado nas crianças para estimular o empreendedorismo na infância.
É importante nos perguntarmos: “Qual o benefício de estimular o empreendedorismo nas gerações digitais?”
Muito mais do que formar futuros empresários, o incentivo para empreender na infância transcende o mercado de trabalho e serve para desenvolver habilidades fundamentais para lidar com tudo na vida.
No artigo “Oito razões para ensinar empreendedorismo para a sua criança” Mike Gastin, empreendedor, escritor e consultor de marketing estratégico mostra quais são estas capacidades raramente ensinadas na escola e em casa.
1- Auto valorização
2- Controle sobre a própria vida
3- Liderança
4- Auto gerência e responsabilidade
5- Aplicação de habilidades no dia a dia
6- Motivação
7- Comunicação
8- Resolução de problemas
Na verdade, estas características são as tão faladas “habilidades socioemocionais” ou “soft skills” ou “competências para o século 21″. Quanto mais cedo pudermos desenvolve-las mais preparados estaremos para enfrentar os desafios e aproveitar as conquistas da vida.
Duas iniciativas bacanas voltadas para o empreendedorismo na infância merecem destaque: Entrepreneur Bootcamp Canada e KidPreneurs.
O Entrepreneur Boot Camp é um programa canadense de uma semana que ajuda as crianças e adolescentes de 8 a 13 anos a desenvolver e a implementar suas habilidades empreendedoras.
Através de jogos, simulações, workshops e dramatizações o programa introduz os conceitos de empreendedorismo de uma forma divertida e estimulante. Além disso, treina os alunos a começar e a implementar um negócio em um dia e os encoraja a usar a imaginação e a pensar de forma inovadora.
A empresa Kidpreneurs, com o slogan “Nunca é cedo demais!” ajuda pais e professores a ensinar lições para empreender através do livro Kidpreneurs Parents and Teachers Guide. Além disso, incentiva crianças e jovens a trabalhar para alcançar seus sonhos através de shows feitos nas escolas.
Funciona assim: a equipe da Kidpreneurs vai até a comunidade de uma determinada escola para entrevistar empresários locais. Com o vídeo das entrevista a equipe vai até a escola e faz um show para os alunos, mostrando os princípios básicos de empreendedorismo gerados pela cultura local.
A partir disso, as crianças e jovens são incentivados a colocar em prática suas idéias e projetos de um jeito divertido, realista e condizente com as necessidades da sua comunidade.
Ajudar uma criança a ter uma atitude empreendedora fortalece a sua autonomia, a sua criatividade e a sua esperança em transformar sua idéia em realidade.
Este é um dos caminhos para criarmos crianças mais seguras e preparadas para governar o mundo de amanhã.
Assistam ao vídeo do Kidpreneurs (em inglês)