“Cidadania Digital (Digital Citizenship) é o uso responsável e apropriado da tecnologia” (Mike Ribble –“Raising a Digital Child” – Educando a Criança Digital).
Hoje somos todos cidadãos digitais. Cultura digital é um direito de todos.
Mas, isto envolve responsabilidade.
Mike Ribble, importante educador e estudioso no assunto da Cidadania Digital, nos oferece uma visão bastante útil para ajudarmos nossas crianças e jovens conectados a entender os riscos e benefícios de transitar na internet. Em casa e nas escolas o ensino da Cidadania Digital deve fazer parte do cotidiano de todos nós.
O que postar nas rede sociais? Com qual objetivo? Com quem compartilhar? Que fotos colocar? Quem mais poderá acessar estas informações além dos meus amigos? Como elas podem afetar a minha imagem pessoal e profissional hoje e no futuro?
Tudo que colocamos na internet deixa uma pegada e um rastro que ficarão registrados para sempre. É a “marca digital (“Digital Footprint”) de cada um.
Isso é muito sério, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes que ainda não atingiram uma maturidade emocional suficiente para entender as consequências da sua exposição na rede a longo prazo.
A maioria dos pais se preocupa com a segurança dos filhos na internet e cria bloqueios para que as crianças fiquem mais protegidas. O problema é que os nativos digitais sabem como burlar esses controles.
Por isso, não adianta somente criar barreiras para o uso da tecnologia, é necessário ensinar as novas gerações como viver e trabalhar nessa nova era de maneira ética e segura.
Ribble descreve nove elementos que fazem parte da Cidadania Digital:
– ACESSO DIGITAL: inclusão eletrônica e participação plena na sociedade.
– COMÉRCIO DIGITAL: compra e venda de produtos e serviços online.
– COMUNICAÇÃO DIGITAL: troca de informações online.
– ALFABETIZAÇÃO DIGITAL: capacidade de saber como e quando usar a tecnologia digital.
– ETIQUETA DIGITAL: padrão de conduta esperado por todos que usam a internet.
– LEI DIGITAL: direitos e restrições legais que governam o uso da tecnologia.
– DIREITO & RESPONSABILIDADE DIGITAL: privilégios, liberdades e comprometimentos estendidos a todos os usuários online.
– SAÚDE & BEM-ESTAR DIGITAL: bem-estar físico e emocional ligados ao uso da tecnologia.
– SEGURANÇA DIGITAL: precauções que os usuários da internet devem tomar para garantir a segurança pessoal e da sua rede de contatos.
O infográfico “Cidadania Digital: formando uma geração digital consciente” criado pelo Playground da Inovação mostra a importância deste tema e descreve recursos educacionais divertidos para a garotada.