Criar. Fazer. Compartilhar.
Esta é uma das tendências mais fortes entre a garotada atualmente.
É uma forma das crianças se inspirarem em outras crianças ao redor do mundo e encontrarem seus talentos.
Você gosta de cozinhar? De montar coisas? Ou tem uma habilidade social que te destaca?
Então, ponha a mão na massa, registre a sua criação em vídeo ou foto e compartilhe com o mundo.
Alguns sites bacanas estão pipocando para estimular as novas gerações a fazer uma idéia acontecer através de atividades mão-na-massa para serem compartilhadas na internet.
É uma maneira digital de estimular o Maker Movement (movimento “faça você mesmo”) que integra práticas da engenharia, arte, design, trabalho manual e programação. Muitos educadores afirmam que este movimento tem impacto muito positivo no ensino de matemática.
Uma iniciativa bacana que acabou de acontecer em novembro foi o Global Children’s Design-a-thon onde 150 crianças em Nairóbi, Rio de Janeiro, Amsterdã, Dublin e Berlim projetaram as suas cidades do futuro.
Os objetivos do evento foram informar os pais, professores e gestores sobre este tipo de educação e estimular políticas públicas que incorporem a abordagem do Maker Movement e do Design Thinking no sistema escolar.
As plataformas digitais que estimulam o Maker Movement e que estão empolgando as gerações digitais funcionam assim:
1- você se registra no site
2- vê algumas sugestões de atividades
3- cria a sua idéia
4- registra a sua criação através de vídeos, fotos ou desenhos
5- faz o upload para o site
6- e compartilha com os outros membros registrados.
O Playground da Inovação selecionou quatro sites bacanas que estão cativando as crianças e adolescentes em vários países do mundo.
O Instructables nasceu das inúmeras experiências que aconteceram no MIT Media Lab nos Estados Unidos. A equipe do laboratório criou uma plataforma para trocar experiências e projetos internos que pudessem impactar o mundo.
Com o tempo a quantidade de projetos aumentou muito e em 2006 foi criado o Instructables para estimular milhares de pessoas ao redor do mundo a compartilhar as suas criações. Restauração, culinária, marcenaria, moda e vários outros temas inspiram as pessoas a compartilhar suas habilidades.
O site inglês Discoverables vai além das habilidades motoras e foca no desenvolvimento de competências socioemocionais como determinação, propósito e autonomia.
Voltado para adolescentes em situação de risco a plataforma oferece algumas sugestões de missões a serem completadas e o jovem tem a liberdade de criar o que quiser, formando um portfolio de habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
O Discoverables tem uma rede de contatos com potenciais empresários que podem recrutar este jovens a partir do currículo digital construído no perfil de cada participante.
3- DIY
O DIY oferece mais de 100 habilidades motoras para serem desenvolvidas e compartilhadas. Ator, Biólogo, mecânico, detetive e produtor de vídeos são apenas algumas das possibilidades de criação. O site vende desde broches colecionáveis com desenhos de cada habilidade até ferramentas e utensílios que ajudam na execução dos projetos.
4- KIDDIFY
Com o lema “Para nutrir a curiosidade e a criatividade inatas que todos os indivíduos têm quando nascem” o site Kiddfy é uma plataforma voltada para crianças e jovens de 8 a 18 anos onde é possível criar tutoriais do tipo “como fazer”. O site é traduzido para várias línguas. Através desta iniciativa o Kiddfy pretende dar chance para as crianças se tornarem cidadãos mais empáticos, conscientes culturalmente e digitalmente capazes.
Gostou? Então, o que você está esperando? Faça você mesmo…
Crédito imagem: learningstarts.org