Uma escola e uma estória: quando o design e a literatura se encontram…
Imaginem uma ilha remota e paradisíaca repleta de limoeiros onde crianças brincam livremente…
Foi dentro deste espírito que os estudantes de arquitetura da Berlin Technical Universtity, na Alemanha, projetaram em 2007 a pré-escola Taka Tuka Kindergarten. O jardim de infância foi inspirado no livro infantil “Píppi nos mares do sul”, escrito pela sueca Astrid Lindgren em 1945. A menina Pippi Longstocking vive várias aventuras na ilha de Taka Tuka, mora em uma árvore e adora fazer limonadas.
Com recursos limitados e máximo aproveitamento do espaço, este projeto tem um objetivo maior: usar a perspectiva das crianças para gerar um impacto positivo na comunidade local. Os estudantes de arquitetura pediram para as crianças usarem a imaginação e desenharem a sua própria ilha de Taka Tuka.
A partir destes desenhos e da estória infantil foi projetada uma escola que integra o espaço interior com o exterior e que estimula os alunos a brincar com a arquitetura da escola. O design fluído e as cores cítricas remetem a uma limonada onde todos querem mergulhar e se refrescar.
Nada mau iniciar a vida escolar assim…
Que incrivel. Quando damos voz e vez às crianças, sem implantarmos nelas nossos desejos e pontos de vista, o resultado é autonomia e criatividade genuína.
Realmente, Maria Helena! Usar a perspectiva das crianças e dos alunos para criar, mudar ou implementar mudanças nas escolas é um dos caminhos eficazes para a construção de um novo sistema educacional. Obrigada pelas palavras! Bj