6 tendências na educação para 2016
As mudanças na educação continuam avançando rapidamente. No mundo e no Brasil.
A Revolução Digital, as novas formas de trabalho e as necessidades da geração digital estão nos forçando a reformular, a ajustar e a criar novas maneiras de ensinar e de aprender.
Este movimento é só o começo de uma grande reformulação na educação em todo o mundo.
O Playground da Inovação reuniu aqui 6 tendências em educação para 2016:
1 – Ensino Híbrido e Uso de Tecnologias mais avançadas
As formas offline de ensino andarão cada vez mais de mãos dadas com as novas tecnologias que surgem a todo momento. Serviços de nuvem, realidade aumentada, Internet das Coisas, aprendizado através do celular, “Traga o seu próprio aparelho” (BYOD- Bring your own device), tecnologias vestíveis, criação de blogs pelos alunos e produção de vídeo são alguns exemplos das inúmeras maneiras como a internet e as novas tecnologias permearão o cotidiano dos alunos e professores dentro e fora da escola.
O Google Expeditions Pioneer Program é um exemplo claro de como a tecnologia pode ampliar os horizontes de aprendizado nas escolas. Através do Google Cardboard, uma espécie de óculos de papelão onde se encaixa um celular, é possível baixar aplicativos que nos proporcionam experiências incríveis como uma viagem à Marte ou ao fundo do mar. Algumas escolas aqui no Brasil já começarão a utilizar este recurso este ano.
No futuro próximo a tecnologia estará totalmente embrenhada e invisível em nosso cotidiano. Por isso, a novas gerações precisarão entender melhor como funciona a lógica computacional. Iniciativas voltadas para o ensino de programação nas escolas estão crescendo em ritmo rápido com o objetivo de formar cidadãos mais independentes, com maior pensamento crítico e capazes de lidar com os desafios tecnológicos dos próximos tempos.
Para saber mais sobre Tecnologia na Educação leia o material feito pelo site Porvir.
2 – Competências para o século 21
Que habilidades são necessárias para lidar com a vida e com o mercado de trabalho? Como enfrentar tantas transformações no mundo? Estas perguntas têm desafiado pais, professores e empregadores de todo o mundo. Um conjunto de capacidades que engloba resolução de problemas, flexibilidade, tomada de decisão, gestão das emoções, empatia, colaboração, entre outras, é fundamental para navegar no mundo de hoje e será cada vez mais indispensável no futuro.
Por isso, o tema das habilidades socioemocionais ou competências para o século 21 está ganhando um lugar especial em vários programas e políticas educacionais desde a educação infantil até a educação corporativa. Países como Estados Unidos, Canadá e Finlândia merecem destaque nesta área.
Para saber mais sobre este assunto e conhecer iniciativas ao redor do mundo acesse o infográfico “As Gerações Digitais e a vida no século 21” do Playground da Inovação e o Especial Socioemocionais feito pelo Porvir.
3 – Formatos de ensino mais integrados com a realidade do mundo
Ensino focado em serviços, Ensino baseado em problemas, Ensino baseado em projetos são maneiras que favorecem uma maior integração entre os conteúdos ensinados em sala de aula com os problemas reais vivenciados pelas comunidades. Temas centrais são utilizados para ensinar as matérias do currículo tradicional de um jeito integrado. Estas estratégias de ensino, cada uma com a sua característica, aproximam o cotidiano da escola com o mundo atual, desenvolvem competências para o século 21, promovem um senso maior de comunidade e cidadania, criam maior consciência sustentável, além de trazerem mais sentido para a experiência de aprender.
Um exemplo bem bacana de ensino baseado em serviço é a escola Montpelier High School nos Estados Unidos. Um dos objetivos é desenvolver um projeto voltado para sustentabilidade e produção de alimentos. Conheça melhor esta inciativa no vídeo abaixo do site Edutopia (em inglês):
4 – Aprendizado mais divertido
Gamificação, uso de jogos de tabuleiros, de jogos digitais e de ambientes mais lúdicos são abordagens mais divertidas e que têm se mostrado muito eficientes para engajar os alunos e os professores.
Cresce também a consciência da necessidade de brincar como ferramenta poderosa de aprendizagem e de criatividade. Não só na educação infantil, mas principalmente em outras fases da vida. Empresas, universidades e escolas com grande foco em inovação têm usado abordagens mais lúdicas como recursos para geração de ideias, para criação de novos produtos e serviços e para resolver problemas complexos. Por exemplo, o MIT criou uma iniciativa chamada Lifelong Kindergarten ( “Jardim da Infância para toda a vida”) para facilitar a criação de tecnologias através do brincar e para estimular a criatividade das pessoas.
5 – Movimento Maker
Atividades “mão na massa” com foco na fabricação de objetos e produtos viraram moda e vieram para ficar. Conhecidos como Fab Labs– os espaços especialmente criados para estas atividades contém impressoras 3D, kits de robótica, máquinas de corte a laser entre outros materiais e estão pipocando em vários países. Escolas como a PlayMaker em Los Angeles e empresas como a Renault têm investido nestes ambientes apostando na inovação e na eficácia do ensino.
6 – Ensino Personalizado
Enxergar o aluno como um indivíduo com limites e talentos únicos não é uma visão nova mas agora ela se torna mais possível através do uso de tecnologias que personalizam o ensino de forma muito precisa e eficaz. As plataformas adaptativas de ensino, já utilizadas em várias escolas do mundo e em alguns colégios aqui no Brasil, proporcionam um feedback constante do aprendizado do estudante e serão cada vez mais difundidas e experimentadas nas escolas em 2016. Entenda melhor sobre este tema e conheça iniciativas relevantes nesta área no post atualizado “Educação sob medida: personalizando o ensino”.
Fontes: OECD, EdSurge, Edutopia, Mindshift, ARedeEduca, Porvir, Playground da Inovação
Excelente texto… Valeram as super dicas!!!
Oi Ana, super obrigada pelas palavras!! Bj
Adorei o texto! Sou professora e psicopedagoga e trabalho na escola com grupos de crianncas com dificuldades. Tb fiz especializacao em autismo e trabalho numa clinica especualizada. Gostaria de receber mais textos importantes como esse.
Obrigada!
Oi Sheyla, que trabalho importante o seu!!! Parabéns! Para receber mais textos cadastre o seu email na parte direita do blog para receber gratuitamente a nossa newsletter. Muito obrigada! Bj
Muito bom.
Obrigada, Silvio! Abs
Material muito bom.
Silvio, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário! Abs
ótimo o conteúdo deste artigo.
Oi Silôé, que bom que você gostou deste post! Espero que ele sirva de inspiração para muitas pessoas…Abs
Super interessante
Obrigada, Gleny! Abs
Demorou será ótim faço pos e e discutido isso, mas no Estado ta longe de ter as condições e materiais necessãrios. Boa a matéria e já sabia atravez da pos que faço.
Liz
Oi Elizabeth, que bom que você já vem discutindo sobre estas tendências na sua pós. Precisamos divulgar cada vez mais este assunto e botar em prática novas formas de ensino! Aos poucos, mesmo as escolas menos privilegiadas, serão transformadas! Volte sempre… Abs
O desafio é grande quando se pensa isso em uma turma com 40 alunos, sobretudo o último ponto. Me lembra a foto do Museu do Amanhã em frente à Baía de Guanabara. Apesar disso, continuo acreditando nesse futuro do presente. As contradições estão aí para a gente se movimentar, mesmo que uns não queiram.
Oi José Leandro, nosso desafio é enorme mesmo!!! É por isso que precisamos ser otimistas e agir para que todo este movimento de inovação na educação cresça e estimule novas iniciativas. Obrigada pelo seu comentário e volte sempre! Abs
Simplesmente sensacional…show!!!
Muito obrigada, Augusto! Um grande abraço
Excelente o resumo das tendências na Educação a partir de 2016!!!!
Por favor me envie tudo relacionado a respeito
Obrigado
Oi Eduardo, que bom que você gostou deste post! Já tem muito material no blog sobre Educação Inovadora que você pode ler com calma. E se você quiser receber os novos posts cadastre o seu email na parte direita do blog para receber a nossa newsletter gratuitamente.
Obrigada pelo seu comentário e volte sempre! Abs
Adorei a materia
Obrigada, Monica! Abs
Gostei demais deste artigo sobre educação, estou no ultimo ano do curso de pedagogia e estas dicas são sensacionais para o.
aprimoramento da minha formação profissional.
Obrigada
Oi Rosangela, que legal!!! Então, inspire-se e bote em prática estas tendências!
Obrigada e volte sempre. Abs
Ótima leitura para começar o ano letivo de 2016
Obrigada, Deisi! Um ótimo 2016 pra vc!
Abs
Que maravilha!Espero que junto com a tecnologia se possa trabalhar valores como ética, respeito a si mesmo e aos outros, tolerância com a diversidade e solidariedade! Porque conhecimento e tecnologias não valem nada se não nos fizer pessoas melhores.Ainda precisamos ajudar a esta sociedade acelerada e cheia de informações, a ouvir o outro, a selecionar o que constrói e a contemplar.
Oi Angel,concordo TOTALMENTE com as suas palavras!!!! Talvez você goste deste outro post do Blog: “Por que vale a pena ser honesto?”: https://www.playground-inovacao.com.br/por-que-vale-a-pena-ser-honesto/
Um abraço!
Acho essas possibilidades fantásticas. A tecnologia nos abre tantas possibilidades. Apenas lamento que os desencontros e paradoxos: tecnologia disponível x professores despreparados; professores entusiasmados x ausência de recursos tecnológicos; ideias sensacionais que valorizam a diversidade e o potencial dos alunos x sistema educacional engessado em propostas conteudistas. Bastante trabalho a fazer!
Renata, temos mesmo muito trabalho a fazer em um país onde a educação de uma maneira geral ainda é tão precária em várias áreas. Por isso mesmo que as inovações educacionais precisam se espalhar pelo Brasil a fora para engajar mais os alunos, estimular os professores e inspirar políticas pública mais alinhadas com as necessidades das novas gerações e com mundo em constante transformação.
Muito obrigada pela sua participação aqui no blog! Abs
Olá Fernanda,
Excelente artigo sobre as tendências na educação, aqui no Brasil estamos desenvolvemos tecnologia de realidade virtual como uma nova linguagem para a educação aplicada através de uma inovadora metodologia de “educação imersiva em primeira pessoa” que permite aos estudantes experiências próximas a prática.
Um abraço,
Rawlinson | CMO da Beenoculus
Oi Rawlinson, que bacana a proposta da Beenoculus!!! Muito sucesso pra vcs! Torço para que esta iniciativa se espalhe pelo Brasil…
Super obrigada pelo seu comentário e volte sempre!
Abs
Oi, Fernanda! Gostei muito do seu blog. Estou fazendo um TCC sobre a dislexia e TICs e aprendizagem pedagógica. Gostaria de citar alguns artigos escritos por vc, tais como: As tendências educacionais para 2016 etc. vc me permite? Obgda. Abço. Josiane
Oi Josiane, tudo bem? Que bacana o assunto do seu TCC!! Fique à vontade para divulgar os meus posts! Todo o conteúdo do blog é gratuito e aberto. É só citar o autor.
Boa pesquisa pra vc e sucesso!
Abs
Parabéns pela sua pesquisa, pelos links e, em especial, por dedicar parte do seu tempo para compartilhar esse tipo de conteúdo. Divulguei esse trabalho na página da Editora Galpãozinho no Face no dia 27 de janeiro. Acompanho seu Blog, sempre que possível, por indicação de Denise Moreira. Gostaria de divulgar, se possível, um (terceiro) projeto sendo feito pelo Colégio Bandeirantes de São Paulo. Este ano, jovens que falam (e estudam) português ao redor do mundo se comunicarão por meio de fotos, entrevistas, cartas, músicas… No primeiro ano, jovens do Colégio Bandeirantes se comunicaram com jovens de Macao por meio de cartas, no ano passado, baseado na leitura do livro ´A menina e o golfinho´, de Anna Claudia Ramos, o projeto resultou em um filme de algo como 15 minutos (mais informações sobre esse trabalho no Blog TRIBODOSGOLFINHOS.COM). Este ano a ideia das Professoras Lenira Buscato e Júlia Alquéres, é terminar o projeto com um filme postado no YouTube. O mais importante é que esses projetos internacionais unem jovens pelo uso da língua portuguesa em diversos meios de comunicação. Por enquanto, os participantes estão em São Paulo, no Rio, em diversas partes da Argentina, nos Estados Unidos, na Espanha (e na Galícia). São projetos emocionantes! Abraços, Susanna
Oi Susanna, puxa…super obrigada pelas suas palavras! Que bacanas esses projetos internacionais e globalizados! Torço para que esta iniciativa se espalhe mundo afora…
Valeu por compartilhar com a gente!
Volte sempre, Susanna! Bj
De fato, as mudanças estão acontecendo, mas somente nos grandes centros e nas escolas principalmente as particulares, não vejo essas mudanças nas grandes periferias e nas comunidades, ainda a educação não se faz presente em alguns eixos.
Oi Agnaldo, tudo bem? Realmente, vemos mudanças em maior escala acontecendo nos grandes centros e nos colégios particulares! Muitas regiões do Brasil ainda estão bastante desamparadas em termos educacionais. Mas, tenho acompanhado também um esforço por parte de alguns institutos grandes voltados para inovação em educação para inserir práticas inovadoras nas escolas públicas e nas políticas educacionais.
É uma transição lenta e difícil, mas necessária e possível.
Muito obrigada pelo seu comentário.
Volte sempre. Abs