“Educação para uma nova Era”. Esse é o princípio que rege a inovadora escola “Steve Jobs School”.
As sete Steve Jobs Schools inauguradas em agosto deste ano em algumas cidades da Holanda fazem parte da revolução escolar no mundo. É o caminho para aproximar a escola ao mundo real.
A proposta é preparar os alunos para um futuro ainda mais digitalizado onde novas habilidades serão exigidas. O ponto de partida desta preparação é o uso do iPad dentro e fora do ambiente escolar.
A inovação destas escolas não acontece somente pelo uso do iPad, mas por todo um novo conceito de ensinar e de aprender.
Mudam vários elementos: o papel do professor, as ferramentas educacionais, o método de avaliação do desenvolvimento dos alunos, a configuração do espaço escolar, o tipo de interação entre os alunos e a participação dos pais no cotidiano da escola.
Na abordagem da Educação para uma nova Era os professores são transformados em orientadores que apoiam as crianças em suas necessidades individuais e em projetos em grupo. O horário escolar e as férias são mais flexíveis. Não há mais salas de aulas fechadas e sim salões amplos onde grupos de alunos de diferentes idades (4-7 anos e 8-12 anos) interagem ao mesmo tempo. Cada aluno e professor tem seu próprio iPad que pode ser usado dentro e fora da escola para um aprendizado contínuo a qualquer hora e em qualquer lugar.
Dentro desta proposta escolar os alunos se tornam mais independentes e autônomos para direcionar o próprio aprendizado.
Apesar do foco ser o ensino através das ferramentas digitais, as Steve Jobs Schools aliam essas inovações a algumas práticas tradicionais. Por isso, elas oferecem instalações amplas e coloridas que são um ponto de encontro onde as crianças podem jogar, brincar ao ar livre, praticar esportes e integrar artes ao cotidiano.
“Autonomia não quer dizer menos obrigação. Nós queremos dar aos nossos alunos o melhor começo possível para a vida no século 21 com materiais convencionais e digitais”. Maurice De Hond –renomado pesquisador e consultor digital holandês.
Vale a pena assistir ao vídeo da Steve Jobs School e conhecer melhor as ferramentas especiais que eles oferecem.