No mês passado tive a oportunidade de participar de uma manhã em uma escola diferente em Paris: a La Lab School. Em um bairro no coração da cidade, esta escola funciona há dois anos como um projeto piloto e é membro da International Association of Laboratory Schools (Associação Internacional de Escolas Laboratórios).
Em uma manhã de inverno, ao chegar na La Lab School fui recebida calorosamente por crianças entusiasmadas para me mostrar a escola e me apresentar a programação do dia junto com os seus pais e professores. Imediatamente, me recordei das experiências que tive quando aos 19 anos morei na casa de uma família francesa em Paris e participei de um projeto sobre o Brasil em uma escola pública parisiense. Tantos anos depois me vi em uma situação parecida, mas agora com um olhar muito mais aprofundado sobre as necessidades e características das crianças em um mundo desafiado por constantes transformações.
Ao longo do encontro na La Lab School conversei com alunos, com professores e com a fundadora desta iniciativa, Pascale Haag. Pude conhecer melhor a proposta da escola, entender os maiores desafios enfrentados pela equipe pedagógica e compreender um pouco o cenário de inovação educacional na França.
A La Lab School é uma escola privada, bilíngue (francês e Inglês) e de tempo integral que se baseia fortemente na integração da Pedagogia com as pesquisas em inovação pedagógica de diferentes universidades. Hoje a escola ainda é bem pequena e tem uma turma de 25 alunos de 7 a 12 anos de diferentes faixas sociais que são mentorados por pelo menos dois tutores. Já está no planejamento da escola para 2020-2022 a expansão e ampliação tanto do seu espaço físico quanto da faixa etária dos alunos. O projeto educativo da La Lab School propõe uma “co-educação” onde as famílias, a equipe pedagógica e os pesquisadores universitários trabalham de forma integrada.
Segundo a professora, Cécile Emeraud-Perrin, a pedagogia da La Lab School se apóia na “pedagogia híbrida”, considerando diferentes abordagens. Partindo dos pioneiros das inovações pedagógicas como Maria Montessori, Célestin Freinet e John Dewey, a La Lab School inova ao integrar o conhecimento destes autores com pesquisas e práticas atuais no campo da Pedagogia, Psicologia, Neurociência e Antropologia. Além disso, a escola propõe aos alunos e professores novas maneiras de ensino e aprendizagem como: turma multi-etária, tutoria por pares, alfabetização “multimodal”, desenvolvimento de competências socioemocionais, planos individuais de estudo, avaliações por competências e sem provas, espaços abertos e aprendizagem baseada em projetos. E os conceitos ligados à Psicologia Positiva, à Comunicação pela Paz e à Educação baseada na Cooperação guiam a equipe pedagógica da escola na difícil jornada de inovar no contexto educacional.
A La Lab School foi criada com o objetivo de ser uma escola para o século 21 e de formar cidadãos responsáveis, autônomos e com uma visão solidária sobre as pessoas e o mundo. Apesar do foco não ser em tecnologia, a escola oferece curso de programação, tem quase um computador por aluno e estimula a pesquisa pela internet.
A escola tem um foco importante no aprendizado lúdico e no recreio para fortalecer o aprendizado e favorecer as relações sociais e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais. Durante a manhã as crianças têm um intervalo de 15 minutos e um recreio de uma hora ao ar livre no período da tarde em um parque próximo da escola, onde também acontecem atividades pedagógicas em outros períodos do dia.
“ É claro que nós temos pedagogos inovadores como Montessori, Steiner e Freinet. Mas eles já têm cem anos. O mundo mudou, as crianças mudaram, a sociedade mudou e o digital veio revolucionar a nossa existência. É realmente necessário repensar a Pedagogia para que possamos acompanhar os alunos e para que eles possam desabrochar”
(Pascale Haag- fundadora da La Lab School)
Assista ao vídeo abaixo de apresentação da La Lab School Paris (francês/ inglês) e saiba mais sobre algumas inovações que estão acontecendo na França no nosso post “França: iniciativas em Inovação, Infância e Tecnologia.