Brinquedos exercem um encanto em qualquer criança.
E em muitos adultos também!
Eles fazem parte da nossa infância, da nossa memória afetiva e deixam marcas importantes no nosso desenvolvimento.
Brincar desenvolve várias habilidades e tem efeitos positivos que duram para o resto da vida.
O uso de brinquedos e de livros pode contribuir muito para que as crianças e os adultos desenvolvam habilidades fundamentais para o mundo de hoje.
As chamadas habilidades socioemocionais ou competências para o século 21 incluem consciência dos diferentes sentimentos, auto controle das emoções, empatia, colaboração, resiliência, entre outras.
Além disso, os brinquedos servem como um ótimo meio de melhorar a relação entre crianças e adultos, pois oferecem uma rica oportunidade de refletir e de esclarecer situações complexas do cotidiano.
Existem muitas opções úteis no mercado nacional e internacional de brinquedos. O Playground da Inovação fez um garimpo e selecionou 5 brinquedos que ajudam a desenvolver habilidades socioemocionais.
Divirtam-se!
1– KIMOCHIS
Kimochi significa “sentimento” em japonês. Com este foco, a empresa americana com o mesmo nome tem o propósito de criar brinquedos que tenham sentimentos e, assim, possam ajudar as crianças a conhecer, a entrar em contato com as diferentes emoções e a comunicá-las de uma maneira confortável e eficiente.
Existe ainda uma linha de brinquedos com foco no autismo. Vale a pena conhecer!
2- AMERICAN GIRL DOLLS (HOSPITAL)
A empresa American Doll criou algumas linhas de bonecas e uma delas conta com uma série de “acessórios” ligados ao cuidado hospitalar: cadeira de rodas, muletas, aparelhos auditivos, camas hospitalares, etc… Além disso, é possível encontrar bonecas sem cabelos para estimular a compreensão de doenças como o câncer.
Através deste brinquedo as crianças podem desenvolver uma atitude de tolerância diante do que é diferente. Ele ajuda ainda a enfrentar situações de doença e de internação, favorecendo sentimentos de tolerância, empatia e resiliência.
Bem interessante, apesar do foco ser muito para meninas…
Este Jogo dos Sentimentos é um livro-brinquedo que traz seis ovos de madeira com diferentes expressões emocionais. Com sugestões de atividades de faz-de-conta o livro ajuda as crianças pequenas a identificar as emoções e relacionar as expressões das pessoas com os diferentes sentimentos humanos.
Este jogo de tabuleiro em português foi criado para identificar e prevenir situações de bullying. Ele promove a tolerância entre as pessoas, a empatia, a colaboração e a ética.
Da mesma linha do jogo acima, Pense Antes de Agir é uma forma leve de ensinar as crianças a controlar os sentimentos fortes e a refletir sobre os seus impulsos e seus atos. Isso é um excelente exercício para evitar rompantes comportamentais que muitas vezes têm consequências graves.