Entender sem julgamentos as características das diferentes gerações é tarefa cada vez mais necessária em um mundo de transformações super aceleradas. Uma tendência de comportamento que vem ganhando força nos últimos anos, principalmente entre a geração nascida na década de 80 (Geração Y ou Millennials), é o Kidulting.
Kidulting tem origem na fusão de duas palavras: Kid (criança) + Adult (adulto). Este termo é usado para definir um adulto que não quer crescer ou se comportar como adulto. Normalmente, são pessoas que consomem produtos com design e propostas mais infantis e dão preferência às experiências mais divertidas e que remetam às lembranças da infância e da adolescência.
Muitas marcas já estão focando suas estratégias para criar serviços e produtos inovadores que possam atender às necessidades deste perfil de público. Arquitetura inspirada em brinquedos, colônia de férias voltadas para adultos, cadernos de colorir para adultos, festas de aniversário com temas infantis, coleções de moda atuais inspiradas em design lúdico, espaços públicos que viram playgrounds e intervenções urbanas infantis são reflexos de que o brincar está cada vez mais presente em várias esferas da sociedade.
Segundo o relatório “Trend watch 2017: Digital, physical, and everything in between” publicado pela Landor, empresa global especializada em marcas, os Millennials estão expressando cada vez mais os seus incômodos ao lidar com a difícil jornada de se tornar um adulto.
Acredito que os desafios e as responsabilidades do mundo maduro sempre assustaram os jovens, mas agora as redes sociais favorecem a exposição destes sentimentos e a troca de experiências entre uma geração que não quer perder o lado lúdico da vida.
Muitas pessoas encaram esta postura como uma falta de vontade de trabalhar e uma imaturidade injustificável.
Pode ser.
Mas, pode ser também uma rebeldia resultante de gerações e gerações de adultos que tiveram que se mostrar muito sérios e que precisaram abrir mão de uma alegria de viver que não diminui necessariamente o senso de responsabilidade diante da vida.
Polêmico. O que você acha?
Assista aos vídeos da colônia de férias para adultos Camp Grounded na Califórnia.
Camp Grounded – Summer Camp for Adults from Camp Grounded on Vimeo.