Peter Gray é psicólogo, professor de Psicologia na Universidade de Boston e um dos maiores especialistas sobre o brincar em animais e em seres humanos.
Através de inúmeras pesquisas e observações conduzidas por ele e por outros especialistas, Peter constatou uma triste realidade nos Estados Unidos e que certamente também se aplica ao Brasil e à outros países.
Ao longo dos últimos 60 anos diminuiu o tempo de brincar e aumentou o número de transtornos mentais entre crianças e adolescentes.
“Existe uma boa razão para acreditarmos que o declínio no brincar é a causa destas mudanças prejudiciais”- Peter Gray
Na inspiradora palestra “O declínio do brincar e a ascensão dos distúrbios mentais” dada em maio de 2014 no evento TED X Navesink, Peter Gray mostra porque brincar é tão importante e alerta sobre os perigos da privação do brincar na infância e na adolescência.
Para ele, o ato de brincar expõe a criança à várias situações que estimulam habilidades para a vida, como:
– correr risco ao brincar. Isto ajuda a criança a sentir medo sem perder o controle emocional
– resolver seus próprios problemas
– sentir alegria ao brincar. Isto traz uma visão de mundo menos depressiva
– aprender a se relacionar com outras crianças e a perceber outros pontos de vista
– ser naturalmente criativo e inovador
Em contrapartida, a privação destas experiências aumenta muito a probabilidade de distúrbios como ansiedade, depressão, suicídio, sentimentos de impotência e de falta de controle sobre a própria vida.
Stuart Brown, psiquiatra e fundador do National Institute for Play também constatou os efeitos nocivos da falta de brincar. Ele acompanhou vários processos de criminosos em série e percebeu que a maioria deles brincou pouco ou quase nada durante a infância. Ele afirma: “Nada ilumina mais o cérebro do que brincar”
Steven Keil, professor búlgaro, também enfatiza a necessidade de brincar e na palestra “Manifesto pelo brincar, pela Bulgária e além” mostra como problemas sociais graves estão ligados à impossibilidade de brincar na sociedade.
Peter Gray defende que devemos devolver o brincar para as crianças e para a nossa sociedade. Criar mais espaços para brincar, deixar as crianças brincarem livremente sem uma intervenção direta de um adulto, diminuir o tempo de escola e de dever de casa são ações urgentes.
Vale a pena assistir a palestra de Peter Gray recheada de informações relevantes e de sugestões de ações a serem tomadas para mudar esta situação (em inglês).