upside-down-in-ropesE se o seu filho pequeno chegasse da escola contando que subiu na árvore, brincou na lama e construiu uma fogueira?

O que você acharia disso?

Pois é isso mesmo que vem acontecendo em muitas pré-escolas ao redor do mundo. Uma volta ao aprendizado mais natural e em contato com a natureza.

Esta é a proposta do chamado “jardim da infância na floresta” (forest kindergarten).

São escolas para crianças a partir de 3 ou 4 anos de idade onde o aprendizado acontece o tempo todo fora da sala de aula, normalmente nas florestas.

Faça chuva ou faça sol. No frio, no calor e até mesmo na neve.

Parece um exagero?

Mas os pais e professores que trabalham nestas escolas garantem que as crianças adoram e que elas são normalmente mais saudáveis do que aquelas que ficam fechadas nas salas de aula convencionais.

A proposta do aprendizado ao ar livre é usar os elementos e os desafios da natureza para ensinar os conceitos das matérias tradicionais ao currículo. Ao invés de brinquedos de plástico e materiais escolares, são as folhas, os troncos e a lama que servem de inspiração para a criatividade dos pequenos aprendizes.

O professor atua como um orientador e um assistente para garantir que a exploração das crianças seja segura e promova de fato um aprendizado alinhado com as necessidades delas.

O fogo, as facas e ferramentas como martelo e prego também são usadas pelas crianças pequenas para introduzir o risco e o perigo dentro de um ambiente seguro e supervisionado. Estas atividades estimulam a criança a se arriscar e, consequentemente, a aprender a lidar com o medo e com as situações adversas que a natureza oferece. Veja o infográfico sobre os benefícios do brincar arriscado.

Todas estas experiências são a base para a leitura, para o aprendizado de conceitos matemáticos, para conhecimentos de física e biologia e para o desenvolvimento de habilidades para a vida.

Neste contexto as crianças aprendem naturalmente e livremente. Apesar do ensino ao ar livre não ser novo, seus benefícios têm sido cada vez mais comprovados e valorizados para lidar com os desafios do século 21.

Por exemplo, um estudo de 2003 da Universidade de Fribourg na Suíça comparou as habilidades das crianças que estudavam nas escolas florestais com aquelas das escolas tradicionais.

Conclusão: as crianças das escolas florestais tinham uma performance parecida em termos de coordenação motora fina, mas eram muitos mais desenvolvidas em coordenação motora global. Além disso, elas eram mais criativas e capazes de resolver problemas com maior facilidade.

As vantagens do aprendizado ao ar livre são inúmeras: ele aumenta a auto estima, promove a colaboração, a resiliência, a empatia, a observação e a interação entre crianças de diferentes idades.

Não é à toa que o movimento a favor da educação na natureza está ganhando força na Europa, nos Estados Unidos, na Austrália e no Japão e vem se tornando uma tendência em educação.

Com a evidente queda de contato com a natureza durante a infância muitos especialistas em desenvolvimento infantil têm chamado atenção para o déficit de contato com a natureza.

Problemas como obesidade, diabetes, aumento de ansiedade e outros transtornos do desenvolvimento infantil têm sido associados à falta de espaço e à pouquíssima exposição ao ar livre nos centros urbanos.

Outra preocupação é o excesso de cuidado dos pais, cuidadoras e avós com relação à segurança das crianças na hora de brincar.

Infelizmente, sem percebermos, estamos impedindo as novas gerações de se desenvolver naturalmente. E para complicar, temos poucas opções de lugares ao ar livre seguros e apropriados para o aprendizado das crianças.

Uma alternativa seria aumentar as parcerias entre as escolas urbanas com espaços ao ar livre nas cidades próximas. Poderíamos criar centros de aprendizado ao ar livre no interior dos estados com estrutura adequada, foco educacional e equipes treinadas para receber crianças nos finais de semanas e durante as férias.

O trailer do filme School’s Out: Lesson from a Forest Kindergarten (A escola é fora: lições de um jardim de infância florestal-  2013) de Lisa Molomot e Rona Ritcher mostra cenas de duas escolas públicas florestais: uma na Suíça e outra nos Estados Unidos.  Vale a pena assistir!

School’s Out: Lessons from a Forest Kindergarten (Trailer) from Lisa Molomot on Vimeo.

Imagem: Rona Ritcher