Já pensou reunir em um mesmo espaço pessoas e iniciativas que estão ajudando a revolucionar a educação no Brasil e ao redor do mundo?
Foi isso que aconteceu no dia 25 de agosto, em São Paulo, no Transformar 2015, evento que reuniu mais de 800 pessoas e vários palestrantes ao longo de um dia super estimulante.
Realizado pela parceria entre a Fundação Lemman, o Instituto Inspirare e o Instituto Península, o evento contou com palestrantes como Geoff Mulgan da NESTA (Reino Unido), Marjo Kyllönen da secretaria de educação de Helsinque (Finlândia), Jennifer Adams do departamento de Educação de Ottawa (Canadá), Paulo Blikstein da Universidade de Stanford, Henry Hipps da Fundação Bill &Melinda Gates, Rossieli Soares da secretaria de educação do Amazonas, Nuricel Villalonga do Instituto Alpha Lumem e vários outros.
O Playground da Inovação esteve lá e mostra aqui alguns dos temas mais quentes que estão sendo discutidos mundo afora sobre educação inovadora:
– Competências socioemocionais
– Movimento Maker
– Ensino Híbrido
– Novas formas de avaliar aprendizagens e competências socioemocionais
– Universalização do uso da tecnologia na educação
– Currículo para o século 21
– Empreendedorismo na educação
O Transformar reuniu também empreendedores em educação para discutir sobre os estímulos e desafios de criar iniciativas inovadoras no cenário educacional brasileiro.
Startups como Guten, AppProva, Meu Tutor, Atina Educação e Mãe terra compartilharam suas experiências para inspirar novos empreendedores.
Outro ponto bacana foi o formato proposto pelos organizadores. O espaço do evento não tinha paredes dividindo os quatro palcos das palestras que aconteciam ao mesmo tempo. Esta forma reproduziu o que tem acontecido com as salas de aula mais inovadoras mundo afora. Os participantes puderam escolher qual palestra escutar através de fones de ouvidos que tinham canais diferentes para cada palco. Desta forma, as pessoas personalizaram a sua experiência ao longo do dia.
Um foco importante foi dado à experiência Maker através de um espaço totalmente dedicado à isso. Um fablab com máquinas, kit educacionais e oficinas facilitadas pelo pessoal do Programaê e FabLearn da Universidade de Stanford nos EUA.
Fique por dentro.