Lego School 5

“Brinquedo do século”. Esse é o reconhecimento que os blocos de encaixar da Lego conquistaram ao longo de mais de 80 anos existência.

Parte da memória afetiva de muitos adultos a empresa Lego decidiu oferecer para as novas gerações digitais algo a mais: uma escola diferente.

A primeira escola da Lego fica em Billund, sede da empresa, no interior da Dinamarca e começou a funcionar em agosto de 2013.

A Escola Internacional de Billund é o sonho concretizado da família Kristiansen, fundadora da Lego em 1932. Além disso, ela também faz parte do desejo do atual dono da empresa Kjeld Kirk Kristiansen de tornar a cidade de Billund a “Capital das Crianças”. Assim, a pequena cidade se tornará mais atraente para o número crescente de famílias internacionais que se muda para lá em função da multinacional.

A proposta da escola se baseia no sistema dinamarquês de ensino aliada ao currículo internacional para atender as crianças locais e internacionais.

A princípio a escola abriu somente para crianças de 3 a 7 anos, mas tem planos de ampliar a faixa etária para 16 anos em 2015. O governo dinamarquês subsidia 2/3 das mensalidades e os pais pagam o restante – em torno de 520 dólares.

O foco educacional é inovador porque a ênfase é dada para as habilidades de século 21 ou habilidades socioemocionais como: criatividade, colaboração, resolução de problemas e pensamento crítico. Tudo isso a partir do aprendizado através do brincar, da mão na massa e da investigação.

Além de uma infinidade de blocos de encaixar (claro!), a escola oferece playgrounds, ciclovias, estúdios de música, laboratórios de ciências e espaços variados.

A filosofia da empresa acredita que quando os blocos da Lego são usados adequadamente em um ambiente de aprendizado as crianças e adolescentes se tornam mais criativos, ativos, autônomos e colaborativos. Eles aprendem através da reflexão de suas experiências com outras pessoas e da discussão de como as coisas funcionam.

A Lego já tem uma inserção importante na educação através da Lego Education criada há 30 anos. O objetivo é oferecer soluções educacionais que estimulem os alunos a aprender se divertindo, a pensar criativamente e a desenvolver suas potencialidades ao máximo.

Aprendendo através da tradição e da inovação. E o melhor de tudo: brincando sempre…

Crédito: Lego

Lego School 4

(Picture: AFP / Getty)